A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Combate a Estelionatos da Capital (DCE/DIC), deflagrou a operação “Call Center” na cidade de São Paulo para cumprir um mandado de busca e apreensão domiciliar. As investigações foram iniciadas em setembro, logo após uma vítima de Florianópolis cair no “golpe da falsa central” e perder a quantia de R$30 mil.
O aludido golpe é uma tática criminosa em que os golpistas, muitas vezes usando números de telefone falsos ou semelhantes aos do banco, fingem ser funcionários legítimos da instituição financeira.
Eles entram em contato com as vítimas, alegando a existência de transações suspeitas ou problemas na conta, persuadindo-as a transferir dinheiro para contas bancárias controladas pelos golpistas, sob o pretexto de resolver a suposta situação. Na realidade, essa transferência vai direto para os criminosos, resultando em perda financeira para as vítimas.
A investigação conduzida pela DCE conseguiu identificar a residência de onde teria partido a ligação. Durante as buscas domiciliares foram apreendidos diversos celulares, inclusive o aparelho utilizado no crime, além de um notebook contendo planilha de dados bancários de centenas de pessoas. Também houve o bloqueio/sequestro de 61 contas bancárias utilizadas pelos golpistas, até o limite de 30 mil reais.