A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Combate a Estelionatos da Capital (DIC/DCE), com auxílio do Centro Integrado de operações de Fronteira (CIOF/CGFRON/DIOPI/SENASP/MJSP), e apoio da INTERPOL, deu cumprimento a dois mandados de prisão preventiva expedidos pela 2°Vara Criminal da Comarca da Capital.
As investigações foram iniciadas em setembro de 2023, após uma vítima cair no golpe do “falso aluguel”. Durante as diligências ficou demonstrado que os suspeitos exibiam diversos registros semelhantes na Grande Florianópolis (aproximadamente 12 boletins de ocorrência de estelionato). No curso do inquérito, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na cidade de Palhoça, além do sequestro de valores em conta do casal investigado.
Após a instauração de outro inquérito policial e a representação pela prisão preventiva dos envolvidos, os mandados foram expedidos pela 2°Vara Criminal da Capital. Entretanto, a Divisão de Combate a Estelionatos da Capital (DCE) constatou que ambos haviam fugido do país e estavam no exterior há cerca de três meses.
Diante do fato, a Polícia Civil representou pela inclusão dos mandados de prisão preventiva no sistema informatizado da Interpol, com vista à Difusão Vermelha, sendo o pedido acatado pelo juízo no dia 30 de janeiro deste ano. Após a incorporação dos mandados, os suspeitos foram presos no dia 20 de fevereiro, em Portugal, onde aguardam os trâmites da extradição para o cumprimento da pena no Brasil.