A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, nesta quinta-feira (23), a Operação “Ádvena”. Na ocasião, mais de 100 Policiais Civis foram mobilizados para cumprir 28 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão. A decisão judicial também contemplou sequestro de ativos financeiros no limite de R$ 5 milhões, bem como o bloqueio de imóveis e veículos.
As diligências foram realizadas nos municípios de Tijucas, Canelinha, Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema. Durante cumprimento das ordens judiciais ainda foram realizadas duas prisões em flagrante por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo.
As ordens judiciais estão atreladas a duas investigações distintas: uma vinculada ao tráfico de drogas no bairro Areias – Sem Terra, e outra decorrente da prática de lavagem de dinheiro, cujo principal suspeito reside no município de Canelinha.
Em relação à lavagem de capitais foi identificado que os investigados – com histórico de tráfico de drogas – realizavam movimentação financeira desproporcional aos ganhos auferidos, constituíram pessoas jurídicas de fachada, bem como utilizaram “laranjas” para aquisição de bens de luxo.
Os trabalhos de investigação estão sendo conduzidos em conjunto com a Delegacia de Investigação à Lavagem de Dinheiro (DLAV), da DEIC.
A ação ocorreu por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de Tijucas, com apoio de unidades vinculadas à Diretoria de Polícia do Litoral, à Diretoria Estadual de Investigações Criminais, à Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis e à Coordenadoria de Operações com Cães.