Uma apresentação do projeto de aumento da capacidade e melhorias da SC-401, em Florianópolis, foi feita nesta quarta-feira, 21, pelo secretário da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Jerry Comper. Ele atendeu a um convite do Ministério Público de Santa Catarina, e mostrou os detalhes da obra que prevê a terceira faixa em ambos os lados, dando mais fluidez ao trânsito que por ali recebe 80 mil veículos por dia.
O Governo do Estado vai investir R$ 73 milhões no projeto, que faz parte do Programa Estrada Boa. As obras vão se estender do km 12 ao 19 da rodovia, o trecho mais densamente urbanizado da SC-401. Serão 6,59 quilômetros de melhorias, como terceira faixa em ambos os lados, rua marginal direita com passeio de extensão de 1,66 km e rua marginal esquerda com passeio e ciclovia nas duas direções com extensão de 2,48 km.
Vamos dar um salto de qualidade, com mais segurança, conforto e fluidez no trânsito entre o acesso aos bairros João Paulo e Cacupé”, afirmou o secretário Jerry Comper, salientando que a determinação do governador Jorginho Mello é para que se dê máxima celeridade ao processo. “Sempre respeitando a legislação”, completou o titular da SIE.
Acompanharam a explicação autoridades, lideranças comunitárias e imprensa. O encontro foi organizado e mediado pelo promotor de Justiça Daniel Paladino. Os superintendentes de Infraestrutura e de Planejamento, engenheiros Vissilar Pretto e Alexandre Schaffer, bem como diretor de Fiscalização de Obras Rodoviárias, engenheiro Luiz Pantoja, também participaram.
:: As melhorias
Vias marginais
Serão quase 4 kms de vias marginais, somando-se as obras nos dois sentidos da rodovia. Elas serão entre o viaduto Monte Verde até o viaduto de acesso ao Bairro de Santo Antônio de Lisboa.
Passagem elevada
O projeto prevê, no km 13, um retorno com passagem elevada para o fluxo Centro-Bairro sobre a SC-401. A estrutura propiciará o acesso ao Caminho dos Açores, uma demanda antiga da comunidade.
Rotatória
No acesso ao Bairro Cacupé, no km 14, será implantada uma rotatória para instruir a saída do Bairro, propiciando o movimento mais seguro.
A partir deste entroncamento haverá ruas marginais que receberão o fluxo local de moradores e do comércio existente.
Viaduto
No km 14 será implantado um viaduto no Bairro de Saco Grande para acessar a Rodovia Virgílio Várzea.
A partir do km 16, a Rua marginal esquerda existente segue até o retorno projetado no KM 17 com passagem elevada.
Curva após o shopping
Aumento de raio da curva no km 18. Mudança trará mais segurança aos motoristas e maior fluidez de tráfego no local.