Nesta sexta-feira (13), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, deflagrou operação, em Joinville, em investigação a furto de bobinas de aço. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e prisão. Na ocasião, foi preso um empresário, proprietário do caminhão envolvido no furto investigado. O homem possuiu histórico criminal de furtos a caixas eletrônicos.
A investigação criminal, coordenada pelo delegado Osnei Valdir de Oliveira, identificou integrantes de grupo criminoso responsável pelo furto de carga de bobinas de aço, ocorrido em 09/01/2024, na cidade de São Francisco do Sul.
No boletim de ocorrência, o motorista relatou que foi abordado por criminosos em Itapecerica da Serra /SP. Narrou que foi mantido refém em um imóvel, até que foi liberado, juntamente com o caminhão. A carga é avaliada em R$ 211.823,04.
A equipe de investigação da DFRC/DEIC desconstruiu a versão fornecida pelo motorista e apresentou ao Poder Judiciário provas de que não houve um roubo e sim uma simulação orquestrada pelo proprietário do caminhão/ semirreboque para subtrair a carga. Além da prisão foram apreendidos documentos e objetos que serão analisados pela equipe de investigação.
O delegado de Polícia Osnei Valdir de Oliveira ressalta a crescente migração de criminosos que atuam em diversas modalidades de roubos e furtos de carga. No caso em tela, o principal investigado possui histórico de furtos a caixas eletrônicos “caixeiro”. A ação contou com apoio da equipe da DIC de Joinville.
Denúncias relacionadas a Furtos e Roubos de Cargas devem ser encaminhadas para o e-mail deic-dfrc@pc.sc.gov.br da Polícia Civil, sendo garantido o anonimato.