A sinergia entre Santa Catarina e a União Europeia ganhou novo impulso com a 2ª Expedição em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) que ocorreu nesta segunda e terça-feira, 14 e 15, no Sapiens Parque, em Florianópolis. O evento, que já teve sua primeira edição em junho deste ano, reuniu importantes stakeholders para discutir e construir um plano de ações com foco no desenvolvimento estadual e global por meio da CTI.
Promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), a iniciativa visou fortalecer a parceria entre a Europa e Santa Catarina, aproveitando a proximidade cultural e a expertise de ambos os lados. A 2ª Expedição foi uma oportunidade para conectar pesquisadores, empresas e instituições públicas e privadas, gerar novas ações conjuntas, desenvolver projetos inovadores e impulsionar o desenvolvimento no estado.
Um olhar para o futuro
O evento abordou temas de relevância global, como a transição verde, a transformação digital, cidades inteligentes, saúde, a agenda da Mulher na Ciência, empreendedorismo, programas de mobilidade de capital humano, o Fapesc-IAIStep Fellowship Program. Além disso, a programação contou com a abertura oficial do escritório de soft landing para pesquisas e negócios em Santa Catarina, que foi inaugurado nesta terça-feira, 15, no Sapiens Parque, com a presença do governador Jorginho Mello.
Para fortalecer as relações entre Santa Catarina e a União Europeia, a 2ª Expedição em Ciência, Tecnologia e Inovação buscou fortalecer a diplomacia científica e promover a colaboração em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável. Reforçando a importância da ciência para a construção de um futuro melhor, o evento se alinha à Década das Nações Unidas para a Ciência para o Desenvolvimento Sustentável (2023-2032).
Segundo o Oficial de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da União Europeia no Brasil, Dhallys Mota Nunes, a participação do bloco junto dos Estados Membros é uma prova do compromisso de fortalecimento em cooperação internacional com o Estado. “A União Europeia está empenhada em fomentar parcerias que vão além de fronteiras, especialmente na área da ciência e inovação. A nossa presença reflete o interesse mútuo em ampliar as oportunidades de colaboração, onde o conhecimento científico e a inovação desempenham papéis cruciais na resolução de desafios locais e globais.” afirma Dhallys Mota Nunes.
O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto destaca: “nosso objetivo com essa Expedição é fortalecer essa ponte com a Europa, atraindo profissionais, compartilhando conhecimento e abrindo portas para que nossos estudantes e pesquisadores tenham acesso a novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. A União Europeia, com sua tradição em pesquisa e inovação, tem muito a oferecer, e nós, com a nossa criatividade e capacidade de adaptação, podemos contribuir para a construção de um futuro mais sustentável e próspero para todos”.
Construindo pontes para a inovação
Com a participação de importantes instituições, como a Delegação da União Europeia no Brasil, EURAXESS Brasil e LAC, Enrich in LAC, Consulado-Geral da Hungria, Embaixada da Suécia e instituições de ensino superior da Alemanha, o encontro é uma ocasião para conexão e desenvolvimento de ideias inovadoras para desafios globais.
Fruto de um trabalho em conjunto entre Fapesc e representantes da União Europeia, a trajetória das Expedições em CTI no estado iniciaram em janeiro de 2024 com a vinda da embaixadora da UE no Brasil, Marian Schuegraf, e do representante do Banco Europeu de Investimento no Brasil, Marco Diogo, à Fapesc. A visita demonstrou o interesse da União Europeia em fortalecer as relações com Santa Catarina e explorar novas oportunidades de colaboração em CTI.
Realizada em junho, a primeira edição da Expedição em CTI foi um marco importante para a consolidação dessa parceria. Tal fato impulsionou a indicação da Fapesc para compor o GT das agências de fomento para Semana de Inovação Suécia-Brasil, que se realizará em Florianópolis entre 11e 13 de novembro de 2024. O evento contará com mesas de trabalhos para o co-desenho das expedições em Ciência, Pesquisa e Políticas (CTP) do Fapesc-IAI Step Fellowship Program com a discussão e simulações de negociações vinculados a agenda de bioeconomia multilaterais entre o Brasil e países europeus.
Inauguração do escritório de diplomacia científica da Fapesc
Nesta terça-feira, 15, a Fapesc inaugurou o escritório de diplomacia científica e cooperação técnica, localizado no Sapien Parque, em Florianópolis. A iniciativa visa alavancar o soft landingde negócios e projetos de CTI em Santa Catarina e promover a internacionalização da pesquisa e da inovação entre as Américas e Europa com ações conjuntas com sócios internacionais como o Centro de Diplomacia Científica do IAI e o Enrich in LAC.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, enfatiza: “nós somos um estado diferenciado e vivemos um novo momento na ciência, tecnologia e inovação com o intercâmbio internacional. As iniciativas da Fapesc têm dado vida a essa área nobre da inteligência de Santa Catarina. Este novo escritório de diplomacia científica aqui no Sapiens Parque é um ambiente de grandes transformações e de colaboração internacional que, além de elevar a imagem do Estado, trará oportunidades de fazer Santa Catarina avançar ainda mais”.
A 3ª Expedição em CTI entre Santa Catarina e Europa já está em estruturação para abril de 2025. Este é um projeto importante para o incrementar o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, demonstrando a capacidade de Santa Catarina em se posicionar como protagonista no cenário internacional da inovação e tecnologia.