O estudante Gabriel Orlandi Vargas, da Escola Básica Municipal de Florianópolis Virgílio dos Reis Várzea, conquistou posições de destaque na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Ficou em primeiro lugar entre os catarinenses e na 10ª posição nacionalmente entre os participantes do oitavo e nono ano do ensino fundamental, considerados de nível 2.
Um dos objetivos da OBI é despertar nos estudantes o interesse pela ciência da computação, através de atividades que envolvam desafio e engenhosidade. A competição também busca promover a introdução de disciplinas de raciocínio computacional e técnicas de programação de computadores nas escolas e Identificar talentos para melhor instruí-los e incentivá-los a seguir carreiras nas áreas de ciência e tecnologia. A organização da OBI está a cargo do Instituto de Computação da Unicamp, Universidade de Campinas, São Paulo.
O estudante Gabriel, 13 anos, receberá medalha de ouro, assim como participará da Semana Olímpica da OBI, no Instituto de Computação da Unicamp, de 1º a 7 de dezembro. Durante o evento haverá cursos teóricos e práticos sobre algoritmos e técnicas de programação, em vários níveis, do básico ao avançado.
Gabriel, nascido em 21 de março de 2011, cursa o 8º ano do ensino fundamental, turma 82, no período da tarde. Autista, com 129 de Quociente de Inteligência (QI), considerado altíssimo, é estudante de altas habilidades e participa de vários projetos na EBM Virgílio Várzea, em Canasvieiras, entre os quais, o de Ciências Atmosféricas na Escola.
Conforme Paulo Henrique Farias, professor de Tecnologias Educacionais, Gabriel é alegre, criativo, assíduo e tem perguntas curiosas que agregam ao grupo no qual está inserido. Ao mesmo tempo é visivelmente introvertido. “Na parte de cálculos e resolução de problemas, encontra caminhos diferenciados que surpreendem. É proativo e leva com persistência tudo ao que se propõe”, destaca o professor.
Para o diretor da Virgílio Várzea, Sandro Rogério, Gabriel não apenas enche de orgulho a escola, mas inspira toda a comunidade escolar. “Sua dedicação e sucesso são um exemplo para todos os nossos estudantes. Sua classificação para a Semana Olímpica da Unicamp é a prova de seu talento ”.
Gabriel também participa há três anos , sempre com menção honrosa, das Olimpíadas de Matemática.