AFP – A Philip Morris, fabricante de tabaco, anunciou o fechamento de suas duas unidades de produção na Alemanha, localizadas em Berlim e Dresden. A decisão foi motivada pela queda na demanda por cigarros e tabaco de enrolar na Europa.
O fechamento das fábricas afetará cerca de 372 funcionários, sendo 98 em Berlim e 274 em Dresden. A empresa informou que entrará em negociações com sindicatos e conselhos de empresa para buscar soluções justas e socialmente aceitáveis para os trabalhadores afetados.
A fábrica de Berlim, responsável pela transformação do tabaco, será fechada no primeiro semestre de 2025, enquanto a unidade de Dresden, que produz tabaco de enrolar, encerrará suas atividades em meados do mesmo ano. A Philip Morris destacou que a demanda por cigarros e tabaco de enrolar vem diminuindo significativamente na Europa nos últimos anos, e essa tendência deve continuar nos próximos anos.
O grupo indicou que “deseja realizar consultas com os sindicatos e os membros dos conselhos de empresa para alcançar soluções justas e socialmente aceitáveis”.
“Nos últimos anos, a demanda por cigarros diminuiu notavelmente na Europa. Uma tendência que deve continuar nos próximos anos“, explicou o fabricante, que observa a mesma evolução no
tabaco de enrolar.
“Se os dois locais fecharem no próximo ano, como prevê a Philip Morris, não haverá mais produção na Alemanha“, precisou o porta-voz do grupo. No entanto, acrescentou, a sede da filial alemã da Philip Morris continuará funcionando em Gräfeling, perto de Munique.