A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção Animal do Departamento de Investigação Criminal da Capital, em operação conjunta com a Diretoria de Bem-Estar Animal Palhoça, prendeu em flagrante um homem pelo crime de maus-tratos qualificado contra cães, sem raça definida, no bairro Alto Aririú, em Palhoça.
O procedimento flagrancial teve origem em operação policial, organizada em conjunto com a DIBEA de Palhoça, em razão do acompanhamento de caso iniciado ainda quando a Delegacia de Proteção Animal também detinha atribuições em Palhoça, o que ensejou a continuidade dos procedimentos investigatórios.
As denúncias mencionavam que os animais eram mantidos em péssimas condições de saúde e de salubridade, sem água e alimentação adequada, e, mesmo após tentativas de adequação por parte do órgão municipal, o tutor permanecia inerte, o que ensejou a sua prisão em flagrante pelo crime de maus-tratos qualificado contra cães.
Quatro cães foram resgatados pela Diretoria de Bem-Estar Animal de Palhoça, sendo encaminhados para os devidos atendimentos médicos-veterinários, inclusive castração, até o encaminhamento para adoção responsável.
Formalizado o procedimento criminal na Central de Plantão Policial de Palhoça, o preso permanece à disposição do Poder Judiciário.