Stefani Ceolla – A Águas de Palhoça está reunindo esforços para aumentar a capacidade de abastecimento nos bairros Praia de Fora, Furadinho e Pontal, nesta temporada de verão 2024/2025. A Estação de Tratamento de Água (ETA) modular acaba de chegar na cidade, com capacidade de 20 litros por segundo. A empresa providenciou, também, dois reservatórios móveis com capacidade de armazenar 70 mil litros de água cada. Estas duas ações fazem parte das atividades planejadas para melhorar o abastecimento de localidades específicas nesta temporada, e os equipamentos chegam ao município durante esta semana.
Com base no consumo de verão do último ano, Palhoça adquiriu uma média de dois milhões de m³ de água tratada da Casan, ou seja, cerca de 771 l/s para o abastecimento da população do município na alta temporada. Desta forma, o abastecimento é complementado com duas Estações de Tratamento de Água (ETAs), somando aproximadamente 107L/s. A ETA Morretes atende a área da região da Pinheira, com capacidade em torno de 85 l/s, e a ETA Praia de Fora, que atende a região da Praia de Fora, com capacidade girando em torno dos 22 L/s.
“A ETA veio de Minas Gerais e, a partir de agora, devemos iniciar a instalação e testes. A expectativa é começar a operação antes mesmo das festas de fim de ano” explica Carla Moraes da Conceição, coordenadora de operações da Águas de Palhoça.
Já os reservatórios móveis/boosters, que também chegam para incrementar na capacidade de bombeamento e armazenamento da cidade, serão instalados um no loteamento Jardins III, bairro Bela Vista, e outro na Pinheira. Ainda de acordo com Carla, a escolha dos locais ocorreu após diversas análises do histórico de desabastecimento, aumento da população no verão, intermitência devido alto consumo e estudos de modelagem.
Para Reginalva Mureb, presidente da Águas de Palhoça, com estes investimentos a empresa busca sanar duas questões importantes para o município: o abastecimento com mais segurança e reservação no Jardins III, e abastecimento em maior oferta para a região da Pinheira, visto o aumento da população flutuante durante a alta temporada na região. Estas foram demandas fortemente levantadas pelo prefeito Eduardo Freccia.
“Estas são medidas imediatas que tomamos para buscar resultados positivos já nesta temporada de verão. Nossa equipe não está medindo esforços para apresentar as melhorias antes mesmo das festas de final de ano”, finaliza ela. “Vale lembrar que estes são investimentos realizados em um prazo muito curto e com o objetivo de mitigar as oscilações no abastecimento sentidas pelos moradores dos bairros”.