O prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva, defendeu ontem (25), na tribuna do Fórum Parlamentar Catarinense, pautas importantes para municípios da Comarca de Biguaçu e também da Grande Florianópolis. O evento ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis.
Um dos temas tradados por Salmir junto aos deputados federais e senadores foi a urgência na necessidade da construção da quarta ponte sobre o Rio Biguaçu. “É um projeto que já está protocolado na ANTT, já está com o DNIT. Não é um valor tão absurdo, mas infelizmente ele não sai do papel. Espero que esteja na próxima concessão, mas solicito aos parlamentares catarinenses o apoio para adiantar a construção para que se evite acidentes graves”, solicitou.
O prefeito também cobrou a construção da marginais e vias de acesso no Contorno Viário da Grande Florianópolis. “Em pouco tempo nós teremos em Biguaçu, São José e Palhoça a ocupação das margens do contorno viário. E para que não aconteça o mesmo que acontece hoje na BR-101, que se transformou em avenida de bairro, precisamos fazer com que as marginais e as vias de acesso se tornem realidade, e que, junto com a iluminação de todo o trecho da rodovia e uma base da PRF, são necessidades extremamente urgentes“.
Salmir também solicitou apoio dos parlamentares para a destinação aos municípios da região de recursos para a prevenção de desastres naturais, sobretudo para contenção de encostas, dragagem dos rios e construção de molhes – como o molhe do Rio Biguaçu. “Que a gente possa ter no PAC ou obras de financiamento do Governo Federal os recursos para que a gente possa fazer as ações necessárias pra evitar o conflito das águas que estão descendo das encostas com as águas do mar, a fim de auxiliar na mitigação de futuros alagamentos na região”.
O gestor biguaçuense pontuou ainda a necessidade de atenção com a reforma tributária, que poderá tirar recursos dos municípios menores – já que a tributação será invertida e passará a ocorrer nos municípios onde o consumo é realizado, e não mais onde as produtos são fabricados.
Falou também do transporte coletivo da Grande Florianópolis, exortando a participação da bancada na mobilização e acompanhamento das ações e também no custeio de modalidades que beneficiem a população. Também solicitou apoio na construção da beira mar de Biguaçu, criando um novo acesso para São José e Florianópolis.
O Fórum
O Fórum Parlamentar Catarinense é uma instância de articulação política que reúne os parlamentares federais e senadores que representam Santa Catarina no Congresso Nacional. A principal missão do órgão é defender os interesses do estado e buscar recursos para projetos que beneficiem a população.
No evento desta quinta-feira (25) participaram os senadores Esperidião Amim (PP) e Ivete da Silveira (MDB) e os deputados federais Valdir Cobalchini (MDB), Jorge Goetten (Republicanos), Luiz Fernando Vampiro (MDB) e Daniela Reinehr (PL).


