A Companhia Catarinense de Água e Esgoto (Casan) emitiu nota, na manhã desta quarta-feira (24), informando que retomou durante a madrugada o fornecimento de água através da adutora de 800 mm que havia se rompido no domingo (21), devido às fortes chuvas na região de Santa Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis. Contudo, ainda recomenda aos consumidores o uso essencial do líquido, visto que o completo abastecimento vai se normalizar somente no decorrer do dia.
A Casan mantém a informação de que áreas localizadas em pontos mais altos de Biguaçu (como os bairros Três Riachos, Fundos e Janaína), de São José (região da Forquilhinha, Potecas, Serraria e Barreiros) começarão a ser regularizadas em sua plenitude somente a partir do final da tarde.
Conforme a Casan, a vazão da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão, que abastece a região metropolitana da capital, registrava a passagem de 2.750 litros por segundo às 7h da manhã de hoje, um volume maior do que os habituais 2.500 l/s dessa unidade.
Este número de 2.750 l/s mostra que está operando a pleno a adutora de 800mm recuperada na noite de ontem, cuja operação começou às 22h30min. A adutora capta água bruta do Rio Pilões e leva para ser tratada na ETA Cubatão, de onde começa a ser distribuída. Mesmo com boa vazão, a companhia mantém o pedido à população em geral para que economize água, pelo menos ainda na quarta-feira, para que as regiões mais prejudicadas possam ser reabastecidas de maneira mais rápida.
Conserto de adutoras atrasa e restabelecimento vai demorar
Abastecimento na ilha
O fornecimento na Bacia do Itacorubi, em Florianópolis, a última região da Ilha que recebe a água que vem da ETA Cubatão (a água que vem do continente), também deve ser normalizado à noite. Esta região compreende os bairros Itacorubi, Trindade, Parque São Jorge, Pantanal, João Paulo e proximidades. O bairro Santa Mônica, embora localizado na mesma Bacia, pode ser abastecido com um pouco mais de agilidade devido ao fato de ser mais plano.
Ao longo do dia a Companhia vai prestando novas informações, diz a nota da assessoria.