Foi dada a largada para a 32ª edição dos Jogos Escolares de Biguaçu (Jebig). A abertura da competição interescolar ocorreu na tarde desta terça-feira, 25 de abril, em cerimônia realizada no Ginásio de Esportes Nagib Salum, bairro Universitário. Em 2023, o número de escolas municipais, estaduais e particulares inscritas subiu para 12, somando cerca de 2.000 estudantes participantes.
Os atletas, com idades entre 9 e 18 anos, irão competir em nove modalidades, são elas: Atletismo, Futebol, Futsal, Handebol, Voleibol, Tênis de Mesa, Basquetebol, Xadrez e Noite da Dança. As disputas devem ocorrer em sete etapas, que iniciam ainda neste mês de abril e serão concluídas em outubro.
Os Jebig são organizados pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, e, em seus mais de 30 anos de realização, já mudaram a vida de centenas de crianças, adolescentes e jovens, revelando novos talentos e estimulando a inclusão por meio da prática de esportes.
O evento que marca o início das atividades contou com atos simbólicos e tradicionais, como o acendimento da pira, realizado pelo desportista olímpico e ex-participante da competição, Ricardo Souza, e a leitura do “Juramento do Atleta”, feita pela estudante e aluna das modalidades Voleibol e Handebol, oferecidas pela Prefeitura de Biguaçu, Fernanda Luz.
O Hino Nacional Brasileiro, na oportunidade, foi interpretado pela violinista Ana Carolina e pelo maestro e professor Lincoln Thiego, ambos representando a Escola de Música de Biguaçu. A solenidade também foi abrilhantada por uma apresentação do projeto social de Capoeira do Município.
Durante a cerimônia, o secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Davi Oliveira, relembrou a sua trajetória nos jogos e comemorou o aumento no número de inscrições. “Fiz parte dos Jebig desde os meus sete anos de idade e é uma alegria estar prestigiando o começo de mais uma edição, vendo de perto a evolução desta competição, que tanto fez pelos jovens atletas biguaçuenses. Fico feliz em também constatar que algumas escolas, que há muitos anos não participavam, estão de volta. Isto demonstra que estamos seguindo pelo caminho certo e abrindo cada vez mais portas, através do esporte”.
Oficializando a abertura, o prefeito Salmir da Silva desejou boa sorte às equipes e deixou uma mensagem de incentivo para os atletas.” As escolas já são vencedoras, por terem atletas que se dispuseram a vestir e honrar seus uniformes. Tenho a certeza de que não faltará dedicação e de que farão uma competição respeitosa e com grandes resultados. Com satisfação, destaco ainda que, pela primeira vez, o esporte tem tido a atenção merecida e está recebendo o maior investimento da história do município. E, desta forma, declaro aberta a 32ª edição dos Jogos Escolares de Biguaçu”.
Também participaram da solenidade o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, os secretários de Educação e Desenvolvimento Econômico, Oscar Silva Neto e André Leal, vereadores, técnicos das delegações, alunos e seus familiares.
Veja a seguir a lista de unidades de ensino inscritas e o calendário dos Jogos Escolares de Biguaçu para este ano:
Escolas municipais
EBM Prof. Donato Alípio de Campos
EBM Profª Olga de Andrade Borgonovo
EBM Prof Manoel Roldão das Neves
EBM Fernando B. Viegas de Amorim
Escolas estaduais
EEB Pref Avelino Müller
EEB Profª Eloisa Maria Prazeres De Faria
EEB Profª Emérita Duarte S. E. Souza
EEB Prof José Brasilício
EEB Profª Tânia Mara F. e S. Locks
EEM Profª Maria da Glória V. de Faria
Escolas particulares
Colégio Super Incentivo
Colégio Educar
Calendário por etapas
1ª etapa – Atletismo
Data da competição: 26 a 28 de abril
2ª etapa- Futebol (Moleque Bom de Bola)
Data da competição: 23 a 26 de maio
3ª etapa- Futsal
Data da competição: 26 a 29 de junho
4ª etapa- Handebol
Data da competição: 14 a 17 de agosto
5ª etapa- Voleibol e Tênis de Mesa
Data da competição: 18 a 22 de setembro
6ª etapa- Basquetebol e Xadrez
Data da competição: 17 a 20 de outubro
7ª etapa- Noite da Dança / encerramento
Data da competição: 26 e 27 de outubro