Quem aciona a Polícia Militar é porque está em uma emergência. E emergências precisam ser atendidas o mais rápido possível. Para isso, a Polícia Militar de Santa Catarina tem trabalhado para diminuir cada vez mais o tempo de ação entre a chamada do cidadão e a chegada da viatura ao local da ocorrência.
Segundo o comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel André Rodrigo Serafin, as chamadas feitas através do aplicativo PMSC Cidadão são atendidas com mais rapidez do que se tivessem sido feitas através do 190.
“Quando você liga pro 190, primeiro de tudo, corre o risco de encontrar a linha congestionada. Essa ligação é atendida em Florianópolis. O atendente vai fazer todas as anotações, para gerar a ocorrência. Após gerada, ele então faz o encaminhamento para o Batalhão da região para que então o despachante acione a guarnição para se deslocar até o local da ocorrência. Já pelo aplicativo, o próprio cidadão vai colocar as informações necessárias pela ocorrência, que após gerada, é encaminhada diretamente para o Batalhão da região, e imediatamente a viatura é acionada. Pelo aplicativo, o tempo entre o contato do cidadão com a PM e o deslocamento da viatura é muito menor do que a ligação para o 190”.
Além disso, pelo aplicativo PMSC Cidadão o usuário pode enviar fotos e vídeos da ocorrência, o que pode ser usado posteriormente como prova do delito. Outro ponto positivo do aplicativo é que ele permite o envio da localização em tempo real para a Polícia.
Por isso, a sugestão que a Polícia Militar faz é que, em caso de emergência, a PM seja acionada prioritariamente pelo aplicativo, e em casos que não seja possível, através do telefone 190.
O app está disponível para sistema IOS e Android.