Agosto Dourado: Biguaçu realiza programação especial sobre a importância da amamentação

Publicidade

O mês de agosto é dedicado a diversas ações sobre a importância do aleitamento materno em todo o mundo, por isso é chamado de Agosto Dourado. Em Biguaçu, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, organizou uma programação especial que visa estimular e defender a amamentação como um direito humano que precisa ser respeitado e protegido.

Dentro do mês, temos datas importantes a destacar: em 1º de agosto é comemorado o Dia Mundial do Aleitamento Materno e de 1 a 7 de agosto é a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2021, que neste ano tem o tema “Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos”.

Continua após a publicidade

Em Biguaçu, serão realizadas duas transmissões ao vivo no Instagram da Prefeitura @prefeituradebiguacu, nas datas de 5 e 27 de agosto, às 19h30, além de uma capacitação direcionada aos profissionais de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde no dia 11. Também serão promovidas atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e orientações nas visitas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

As atividades do Agosto Dourado no município estão sendo organizadas pelo Departamento de Atenção Básica (DAB), Gerência de Enfermagem (GE) e Planejamento em Saúde (PS).

Na primeira “live”, no dia 5, o tema abordado é atual e gera muitas dúvidas, sobre a “Importância da Amamentação em Tempos de COVID-19”, com a participação da médica ginecologista e obstetra do município, Dra. Karoline Bunn Borba, e da enfermeira e aconselhadora em amamentação, Mariana Ester Borges Costa.

Já a segunda transmissão ao vivo, no dia 27, será realizado o encerramento das atividades do Agosto Dourado, abordando o tema “Desafios para Proteger a Amamentação”, com a enfermeira obstétrica Daiane Govoni Orviedo Piccini, do Hospital Regional de São José, e da enfermeira Mariana Ester Borges Costa, da Secretaria de Saúde de Biguaçu.

A capacitação para os enfermeiros da Atenção Básica está programada para o dia 11, contando com a presença do prefeito Salmir da Silva e do secretário de Saúde, Bruno Célio da Silva. O evento será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, Praia João Rosa, no horário das 13h às 17h. A abertura será realizada pela enfermeira doutora Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos, referência nacional em aleitamento materno. A capacitação será presencial, seguindo o protocolo de segurança contra o Coronavírus, e os participantes receberão certificação.

Veja a programação completa:

05/08 – 19h30min
Live no Instagram da Prefeitura de Biguaçu – Importância da Amamentação em Tempos de COVID-19

11/08 – das 13h às 17h

Auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Vereador Emídio Amorim Veríssimo, Anexo Policlínica Municipal – Praia João Rosa) – Capacitação presencial com certificação para profissionais de enfermagem

23 a 27/08

Semana da amamentação no município, com atividades de orientação sobre aleitamento materno e fornecimento de material informativo nas UBS e visitas de ACS

27/08 – 19h30min

Live de encerramento Agosto Dourado no Instagram da Prefeitura de Biguaçu – Desafios para Proteger a Amamentação

Benefícios da amamentação*

O aleitamento materno traz benefícios para a saúde do bebê e da mãe. Conheça os principais:

– Tem tudo o que o bebê precisa até os 6 meses, inclusive água;

– Reduz em 13% a mortalidade infantil;

– Protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias;

– Reduz os riscos de a criança desenvolver na vida adulta doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade;

– Para as mães, amamentar diminui o risco de câncer de mama e de ovário, além de ajudar no pós-parto, já que o útero se contrai e volta ao tamanho normal mais rapidamente.

* Fonte: Ministério da Saúde

Publicidade