Com o objetivo de capacitar e integrar os produtores incorporados ao projeto Agroturismo em Biguaçu, a Prefeitura de Biguaçu, por meio das Secretarias de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer e de Agricultura, Pesca e Aquicultura, em parceria com o com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae-SC) promoveu uma roda de conversa sobre a história e cultura do município. O encontro foi realizado na noite dessa terça-feira (17), na propriedade Cabanha Salgareda, situada na comunidade Alto Biguaçu.
O prefeito, Salmir da Silva, enfatizou a importância do projeto para fomentação do desenvolvimento turístico e econômico do município: “através dessa ação, estamos colocando Biguaçu na vitrine do turismo. Esse processo vai trazer grandes ganhos para município, especialmente para os nossos produtores, que têm uma grande oportunidade de crescimento para os seus negócios. Hoje, estamos lapidando as nossas potencialidades, para apresentar tudo o que temos a oferecer para o mercado”.
As responsáveis por reavivar a memória histórica e cultural dos convidados foram a historiadora biguaçuense, Ana Lúcia Coutinho, que dissertou sobre os relatos e fatos que fazem de Biguaçu uma cidade rica em conteúdo e capaz de atrair turistas, e a fotógrafa Catarina Rüdiger, que apresentou um acervo fotográfico com diversos registros de pontos com potencial turístico na cidade.
De acordo com a consultora do Sebrae, Alessandra Koerich, “a nossa base histórica e cultural, é um diferencial competitivo frente a outros destinos turísticos. Nosso objetivo hoje, é ampliar a narrativa dos participantes, enquanto produtores e anfitriões na área do turismo, para contar essa história aos visitantes”.
Na ocasião os convidados também puderam conhecer o conceito Farm Citzen, que trouxe um novo olhar sobre os alimentos produzidos em Biguaçu. A jornalista Grayce Rodrigues apresentou a proposta da ação e o chef Eduardo Capela, ofereceu aos convidados uma experiência gastronômica baseada na agricultura familiar, com pratos preparados a partir dos insumos locais.
O encontro também contou com a participação do vice-prefeito, Alexandre Martins de Souza, dos secretários de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Davi Oliveira, de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Pedro Nau, de Educação, Oscar Silva Neto e de Desenvolvimento Econômico, André Leal, além do presidente da Câmara Municipal, Ednei Muller Coelho e dos vereadores Lucas Rosa Vieira, Israel Gaspar, Sandro Andrade, Luan de Souza Pereira, Luiz José Martins Júnior e Fernando Duarte.