Natália Uriarte Vieira/Univali
A aluna Jéssica Daiane Kempfer, do curso de Comércio Exterior da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), desenvolveu um plano de negócio para criação de um aplicativo de comunicação e aprendizagem alternativas para pessoas com deficiência na fala, sob coordenação do professor Waldemar Fernando Mello Martins. A proposta intitulada “Eu Falo” é uma das vencedoras do Concurso Universitário de Negócios Investidores do Sebrae/SC.
O resultado do concurso foi divulgado na cerimônia final do prêmio, que ocorreu no dia 1º de setembro, na Expocentro Doubrawa, em Joinville. Os cinco acadêmicos autores dos melhores “Pitches” de Santa Catarina ganharam uma viagem de sete dias com passagem aérea, hospedagem e alimentação para realização de visitas técnicas a empresas e outras instituições do Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos da América. Assim como Jéssica, seu orientador também venceu a categoria professor e foi contemplado com a viagem.
De acordo com a acadêmica, o aplicativo “Eu Falo” surgiu a partir do diálogo com familiares de pessoas com deficiência na fala e profissionais de saúde e educação, que convivem com esta realidade. “Estas pessoas me auxiliaram a construir o aplicativo. Percebi que há outras alternativas semelhantes no mercado, mas elas são caras. A nossa proposta prevê baixo custo, justamente para ser de fácil acesso a quem precisa”, comenta a autora.
O pitch de Jéssica foi o único vencedor na área social. Por meio de pranchas ilustrativas de atividades, o usuário selecionará as telas que comunicam por meio de imagens e áudio. A solução ainda não está disponível no mercado, mas o próximo passo é buscar auxílio e recursos para colocá-la em funcionamento. “Agora, tudo dependerá das parcerias. Queremos afinar o plano de negócios para que o projeto vire realidade”, afirma a acadêmica.
Seis acadêmicos da Univali estiveram entre os finalistas do Concurso
Além de Jéssica, outros cinco acadêmicos da Univali ficaram entre os 25 finalistas do concurso, são eles: Ane Caroline Sabel Gamba, Frederico Jerico Mesquita, do curso de Comércio Exterior; Danuzi da Silva e Marco Antonio Garcia Junior, do curso de Administração; e Victor Sanches Pergher, de Engenharia de Computação.
Marco Antonio Garcia, orientado pelo professor Waldemar, conquistou o título de vice-campeão e ganhou um Ipad Mini. O docente Raulino Pedro Gonçalves também foi premiado com o Ipad Mini, como professor vice-campeão.
Mais informações: (47) 3341-7618, na Uni Júnior da Univali | (47) 99166-9556, com a acadêmica Jéssica Daiane Kempfer | (47) 99921-4453, com o professor Waldemar Fernando Mello Martins.