O deputado federal Esperidião Amin (Progressistas) informou, na manhã desta sexta-feira (27), ao deputado estadual Gelson Merísio (PSD), que será candidato ao cargo de governador do Estado. Com isso, uma aliança entre os dois partidos está inviabilizada, já que ambos não abrem mão da cabeça de chapa.
As informações dos bastidores das negociações que se arrastaram nas últimas semanas apontam que Amin vai propor a vaga de candidato a vice-governador ao deputado federal João Paulo Kleinubing (DEM), e que Merísio conversará com o vereador Ninfo Konig (PSB), de Joinville, para compor como vice.
Com essa definição, além dos dois, também já confirmaram que irão concorrer ao cargo de chefe do Poder Executivo catarinense os deputados federais Décio Lima (PT) e Mauro Mariani (MDB), o senador o Paulo Bauer (PSDB), e os professores Rogério Portanova (Rede) e Ingrid Assis Leitemberg (PSTU).
As convenções partidárias seguem até o dia 5 de agosto – última data permitida pela Justiça Eleitoral para as definições de candidatos e coligações. As candidaturas podem ser registradas a partir do dia 15 de agosto.