Daniel Silva/Assessoria – A Secretaria de Saúde e Assistência Social informa que o Programa Bolsa Família, gerenciado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, atende 97 famílias de Antônio Carlos atualmente – neste mês de novembro foram incluídas dez. O programa é destinado a famílias que no momento estejam com baixa renda e inscritas no CadUnico (Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal).
Para ter direito ao benefício, além de comprovar a baixa renda, a família deve cumprir uma série de requisitos, tais como frequência escolar, controle de peso e vacinação dos filhos, segundo a coordenadora de assistência social Cleuzete da Costa. Essas condições, quando cumpridas pelas famílias e equipe responsável, contribuem para o aumento do valor de repasse do Governo Federal ao município e, dessa forma, mais e melhores atividades relacionadas ao programa tornam-se possíveis.
No mês de junho, o município utilizou o recurso mencionado para a contratação de um estagiário entrevistador exclusivo para o CadUnico/Bolsa Família, com carga horária de 20h semanais. Nos últimos dois meses, o IGD-M (Índice de Gestão Descentralizada para Municípios), que mede os acompanhamentos de atualização cadastral, das condicionalidades de educação e de saúde, aumentou, ficando acima da média nacional.
Índices (de 0 a 1)
Acompanhamento da Atualização Cadastral
Média Nacional: 0,70
Média Município: 0,61
Acompanhamento das Condicionalidades de Educação
Média Nacional: 0,93
Média Municipal: 0,94
Acompanhamento das Condicionalidades de Saúde
Média Nacional: 0,78
Média Municipal: 0,84
IGD-M
Média Nacional: 0,73
Média Municipal: 0,75