Município de Antônio Carlos é o 13º melhor do país no quesito educação

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Antônio Carlos é a melhor cidade do Estado no quesito Educação e a 13ª melhor do país, segundo dados do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e divulgado na sexta-feira (26). O município somou índice de 5,6 pontos na pesquisa realizada em 2015. A média brasileira foi de 4,5 e, a de Santa Catarina, de 5.

O índice leva em conta a qualidade da formação dos professores nas escolas, a média de hora aula por dia, a experiência dos diretores no cargo e o atendimento na rede de educação infantil. O IOEB engloba todas as redes educacionais do município e contempla todas as crianças e adolescentes em idade escolar, incluindo também quem está fora da escola e não deveria estar.

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O município de Biguaçu figura apenas no 2905º lugar no ranking, com índice de 4,3 – abaixo da média nacional. Florianópolis, uma das principais capitais do país, está só no 1945º lugar, com índice de 4,7 pontos. São José está ainda mais baixo na lista, figurando como 3213º, somando pontuação de 4,2. Palhoça tem a pior média dos quatro municípios, também com 4,2, mas na posição 3290º.

Os três municípios têm índice muito ruim na educação
Os três municípios têm índices muito ruins na educação, segundo IOEB

Os critérios da avaliação

O IOEB é um índice único para cada local (município, estado ou Distrito Federal), que engloba toda a educação básica – da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local -, bem como todos os moradores locais em idade escolar, e não apenas os que estão efetivamente na escola.

O índice é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.

Indicadores de resultado educacional: Ideb anos iniciais do ensino fundamental; Ideb anos finais do ensino fundamental; Taxa Líquida de Matrícula do ensino médio.

Indicadores de insumos e processos educacionais: Escolaridade dos professores; Número médio de horas aula/dia; Experiência dos diretores; Taxa de atendimento na educação infantil.

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