Nesta terça-feira (11), a Secretaria de Planejamento de Antônio Carlos organiza o quarto encontro do projeto “Fiscais Mirins nas Escolas”, no auditório Sophia Mannes Besen, com cerca de 140 crianças dos colégios municipais Dom Afonso Niehues, Verônica Guesser Pauli, Cônego Dr. Raulino Reitz, além do Altamiro Guimarães.
Divididos por turnos (matutino e vespertino), nos encontros serão tratados assuntos como a importância da água, com exibição de curta-metragem, construir respeitando a natureza, tema da palestra que será apresentada pelo coordenador da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento de Antônio Carlos, Samuel Koch Schmitt, e aborda critérios que podem ser adotados em uma obra para não prejudicar o meio ambiente.
O objetivo do projeto Fiscais Mirins nas Escolas, uma iniciativa das Secretarias de Educação e Cultura, Planejamento e Desenvolvimento e Saúde e Assistência Social, é desenvolver nas crianças dos 4º anos o conhecimento teórico e prático, instruir para a fiscalização cidadã e apresentar os seus direitos e deveres como cidadãos. Os alunos diplomados em abril são multiplicadores de informação entre os pais, amigos e familiares sobre o papel dos agentes fiscalizadores públicos.
Leia mais notícias de Antônio Carlos
O tema do primeiro encontro, organizado em abril pelas secretarias de Planejamento e de Educação e Cultura, foi “Antes de construir ou comprar terrenos, consulte a prefeitura”. Em maio, os estudantes puderam visitar uma fábrica de bolachas para compreender como é o trabalho de um fiscal da Vigilância Sanitária. No mês passado, a Vigilância Epidemiológica fez um trabalho de conscientização sobre o combate ao Caramujo Africano e a higienização de alimentos, com apoio da Vigilância Sanitária.