As lombadas eletrônicas do tipo pórtico que ficam na BR-101, entre Biguaçu e Palhoça, serão substituídas por radares eletrônicos mais discretos, tipo ‘pardais’. A informação foi confirmada nesta terça-feira (28) em reunião entre representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Autopista Litoral, em Itapema.
A troca dos equipamentos também será acompanhada da criação de uma área de restrição de tráfego para a travessia urbana da rodovia entre os municípios de Palhoça e Biguaçu, amplamente sinalizada e com velocidade máxima a ser definida entre 80km/h ou 90 km/h.
A proposta partiu do superintendente regional da PRF em Santa Catarina, Fabrício Colombo, e foi bem recebida pelos dirigentes das outras instituições. A ideia é evitar a mudança brusca de velocidade dos veículos próximos às lombadas, o que provoca o “efeito sanfona”, comportamento que contribui para congestionamentos e a ocorrência de colisões traseiras.
De acordo com a PRF, o controle de velocidade continuará a ser realizado por radares discretos do tipo “pardal”, instalados a cada três ou quatro quilômetros, favorecendo a fluidez do trânsito a uma velocidade constante. Os pórticos serão reaproveitados em outros locais da rodovia fora da área urbana, como curvas perigosas nas regiões conhecidas como Morro do Boi, em Balneário Camboriú, e Morro dos Cavalos em Palhoça.
Ainda conforme a PRF, a Autopista ainda fará um estudo para a aquisição dos equipamentos e, por isso, ainda não há prazo previsto para a substituição.
Outra proposta da PRF que será analisada pela ANTT e Autopista é sobre o aumento da velocidade máxima na BR 101 no trecho concessionado (Palhoça até a divisa com o Paraná), de 100km/h para 110 km/h.
“Em alguns meses, a concessionária da rodovia deverá apresentar um estudo completo com os detalhes da mudança e um cronograma para implantação do projeto”, diz a PRF.