Nos próximos dois anos, apenas 19% dos brasileiros pretendem ter filhos, 17% por gravidez e 2% por adoção, segundo pesquisa sobre natalidade, divulgada pelo Ibope. A região Sul do país é a com menor índice, com apenas 13% dos entrevistados planejando ter filhos (11% biológicos e 2% por adoção) até 2020. Isso significa que filhos estão fora dos planos de 87% dos sulistas no próximo biênio.
A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 18 de março, com 1.491 pessoas maiores de 16 anos, em 143 municípios de todas as regiões do país. O Nordeste é a região onde as pessoas estão mais abertas à maternidade/paternidade, 19% pretendem ter filhos biológicos e 3% querem adotar uma criança. Lá, 76% não pretendem ter filhos.
No Sudeste, 18% querem filhos biológicos e 2% querem adotar; 77% não pretendem ter filhos. No período de dois anos, nas regiões Norte e Centro-Oeste, 16% dos entrevistados pretendem ter filhos, por meio de uma gravidez e 1% por adoção; 82% não querem filhos.
Parto natural ou cesária
Entre os que pretendem ter filhos, 76% querem o parto normal em uma maternidade ou hospital, e 3% querem o parto em casa. Mesmo no caso de uma gravidez sem complicações, ou seja, quando não há risco nem para a mãe e nem para o bebê, 20% pretendem fazer uma cesariana.