No Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, um passo importante para a preservação da Mata Atlântica presente no município: foi aprovado, na Fundação do Meio Ambiente de Biguaçu (Famabi), o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Serra de São Miguel. A aprovação foi realizada pelo Conselho Gestor do parque, marcando o encerramento de um processo construtivo e participativo que se estendeu por oito meses.
O parque, com uma área total de 1.226 hectares, fica localizado no maciço rochoso da Serra de São Miguel, nos bairros Saudade, Prado, São Miguel e Tijuquinhas. Criada pela Lei nº 3752, de 20 de julho de 2017, foi a primeira Unidade de Conservação (UC) constituída em Biguaçu.
O Plano de Manejo é um documento técnico fundamental para a gestão e conservação das UCs no Brasil, definido pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), conforme a Lei nº 9.985/2000. Esse plano estabelece os objetivos gerais da UC, determinando seu zoneamento e as normas que devem ser seguidas para o uso da área e o manejo dos recursos naturais. O desenvolvimento do Plano de Manejo do parque contou com a colaboração ativa das equipes da Famabi e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Na oportunidade, foi apresentado também o Atlas da Unidade de Conservação, um documento que fornece informações detalhadas e diversas imagens da área do parque.
A aprovação do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Serra de São Miguel representa um marco importante para a conservação ambiental na região. Esse documento não só define as diretrizes para a proteção e uso sustentável do local, mas também reflete o compromisso da comunidade e das instituições envolvidas com a preservação do meio ambiente no município, em especial, do bioma Mata Atlântica.
O Atlas completo está disponível em www.bigua.sc.gov.br (ABRA ABAIXO). A versão integral do Plano de Manejo será disponibilizada na próxima semana, com a sua publicação. Mais informações sobre o parque podem ser consultadas em www.famabi.net/parque-sao-miguel.