O Sul de Santa Catarina colheu 736 mil toneladas de arroz irrigado na safra 2016/17. O número é praticamente 10% superior ao período anterior e o maior da história na região. A produtividade foi elevada, chegando a 7.755kg/ha. A produtividade média no estado encontra-se praticamente estabilizada, em 7.200kg/ha, desde 2002.
“Com o preço atual, este aumento de produção na lavoura gerou quase R$ 60 milhões a mais na economia regional”, informa Douglas George de Oliveira, engenheiro-agrônomo e líder do projeto grãos da Epagri no Sul catarinense. A região é responsável por 63% da produção estadual, com 94.900 hectares plantados.
A Epagri divide o Sul do estado em três sub-regiões para análise da safra de arroz irrigado. A de Criciúma teve o maior crescimento (14,3%), chegando a 8.034kg/ha. As sub-regiões de Araranguá e Tubarão tiveram produtividades de 7.755kg/ha (+9,8%) e 7.493kg/ha (+6,1%), respectivamente.
O clima favorável e a adoção de cultivares com alto potencial produtivo impulsionaram a safra de arroz irrigado no Sul do estado. O verão mais seco, com grande número de dias ensolarados e com temperaturas máximas mais amenas, permitiu às plantas renderem mais. O cultivar SCS 121 CL, da Epagri, respondeu sozinho por mais de 50% da área plantada na região. “Seu excelente desempenho de lavoura, aliado ao clima favorável, permitiu as fartas colheitas”, avalia Douglas.
Os números foram apresentados durante a 25ª Reunião de Safra do Arroz Irrigado do Sul Catarinense, realizada em Araranguá nos dias 8 e 9 de junho. O evento é organizado pela Epagri há 25 anos e conta com a participação de diversos representantes do setor, como técnicos, membros de das cooperativas, indústrias, sindicatos, entre outros. No dia 28 de junho, a Epagri realiza a Reunião Anual de Avaliação de Safra de Arroz da Região do Litoral Norte catarinense. O evento acontece entre 8h30 e 15h na Cooperativa Juriti, em Massaranduba.