Artigo: Mestres da Educação, mestres da vida!

Publicidade
*Tathiana Moraes

Com 60 anos de idade e 35 deles dedicados a educação, Renata S M Fonseca, hoje concursada do Município de Biguaçu, é Formada em Matemática, Pedagogia e Pós-Graduada em Educação.

Em toda sua jornada como educadora, deu ênfase nas práticas pedagógicas diversificadas como atrativo para o interesse dos alunos dentro e fora de sala de aula.

Continua após a publicidade

A educação tradicional, aquela que traz a figura do professor autoritário, centralizador e retentor de poder, tende a desaparecer das nossas salas de aula, para dar lugar a uma educação mais acolhedora, humanizada, com o professor como mediador entre as dificuldades sociais e o direito à educação.

A escola tem responsabilidade de formar cidadãos críticos, reflexivos e autônomos, conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem, preparados para participar da vida econômica, social e política do país e aptos a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.

A professora Renata, é uma defensora do método e uma grande estudiosa do assunto. Após 35 anos lecionando em escolas públicas, do município e do estado, com alunos nos mais variados cenários de vulnerabilidade social, a professora, mãe três filhos e dois netos, adaptou suas aulas, elaborando-as como muito zelo e amor, relacionando assim, a prática ao conteúdo.

O resultando não poderia ser melhor! Com aulas bem estruturadas e de muita criatividade, os alunos aprendem fazendo, desmistificando para o próprio aluno, aquela imagem da escola que castiga, retém e oprime, e transformando-a numa escola humanizada, que cumpre com seu papel social frente a COMUNIDADE.

As atividades são sempre muito dinâmicas, criativas e agrega a ludicidade como ferramenta de ensino e estimulo para o aprendizado.

Parabéns a todos os professores que amam educação e dedicam toda sua vida a transformar outras vidas.

*Tathiana Moraes
Fonoaudióloga, Professora e Gestora em Educação.

Publicidade