Aspac recolhe assinaturas pela fosfoetanolamina nesta sexta em Biguaçu

Publicidade

A Prefeitura de Biguaçu convida toda a população a participar da campanha nacional pela liberação da fosfoetanolamina, substância que tem mostrado resultados no combate ao câncer. Nesta sexta-feira (19) está marcada uma grande mobilização na Praça Nereu Ramos, com recolhimento de assinaturas para o abaixo-assinado que pede a liberação da fosfoetanolamina sintética pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A coleta de assinaturas irá acontecer das 9h às 17h.

A fosfoetanolamina sintética é uma substância desenvolvida no Brasil pelo pesquisador Gilberto Chierecce, nos laboratórios da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos e tem mostrado resultados promissores no combate ao câncer. A distribuição da substância ainda não é permitida, por isso vários pacientes têm recorrido à Justiça para utilizá-la.

Continua após a publicidade
João Vianei (Foto: Biguá News)
João Vianei (Foto: Biguá News)

A campanha no estado é promovida pela Associação dos Amigos e Pacientes de Câncer de Santa Catarina (Aspac-SC). O presidente da entidade, João Vianei, explica que a fosfoetanolamina não produz nenhum efeito colateral.

“Nós, pacientes, não conseguimos entender porque tanta burocracia, pois a substância representa uma esperança às pessoas que sofrem de câncer. A Aspac, assim como outras entidades em todo o Brasil, está promovendo o debate e a conscientização da população em prol desta campanha”.

Biguaçu, desde segunda-feira (15), está recebendo o caminhão do projeto Sesc Saúde Mulher, uma iniciativa nacional que em Santa Catarina teve início no município. Na unidade móvel, instalada no estacionamento da Secretaria Municipal de Saúde, estão sendo realizados gratuitamente exames preventivos de câncer de colo de útero (papanicolau) e mamografias.

“O caminhão do Sesc Saúde Mulher permanece em Biguaçu até 15 de abril e nesse período deverão ser realizados cerca de 2.400 exames que podem detectar precocemente o câncer de mama e o câncer de colo de útero, aumentando significativamente a cura dessas doenças. Também estamos apoiando a luta da Aspac-SC pela liberação da fosfoetanolamina. Por isso convidamos a toda a população a aderir ao abaixo-assinado nacional que nesta sexta-feira estará passando por Biguaçu”, afirmou o prefeito Ramon Wollinger.

As informações são da assessoria.

Publicidade