Assistência Social realiza Conferência em Biguaçu

Publicidade

A X Conferência Municipal de Assistência Social de Biguaçu aconteceu nesta quarta-feira (29), no auditório da Igreja Matriz, bairro centro. A informação é da assessoria  O tema da Conferência foi “ Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026.” Com este tema, seu objetivo foi analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do SUAS (Sistema Único da Assistência Social) reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

A Conferência contou com a palestrante Vânia Fátima Guareski Souto, que é Assessora da Assistência Social de Municípios da Grande Florianópolis, tendo como objetivo de sua palestra os seguintes temas: Dignidade Humana e Justiça Social, Participação Social como fundamento do pacto federativo no SUAS, Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS público, universal, republicano e federativo, Qualificação do trabalho no SUAS na consolidação do Pacto Federativo e Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo.

Continua após a publicidade

Na ocasião, a presidente do conselho municipal da Assistência Social, Claudete Maria, afirmou que “a conferência é muito importante, pois é onde debatemos e decidimos o melhor para a sociedade, é muito importante que todos estejam presentes para que assim o conselho possa evoluir para melhor atender a população”.

Palestrante Vânia Fátima Guareski Souto - Foto Kleber Damásio SECOMA palestrante, Vânia Fátima Guareski Souto, relatou que “a conferência é um dos processos mais importantes da democracia Brasileira, onde são chamados os envolvidos da política pública para ouvir e discutir propostas. O município de Biguaçu está de parabéns pela iniciativa de fazer a conferência da assistência social, a conferência foi bem representativa”.

Na oportunidade a Ana Paula Medeiros, representando o Secretário de Assistência Social e Habitação Marconi Kirch afirmou, “A X Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” é um momento de avaliar, conferir a Política de Assistência Social do município e propor novas diretrizes. Este espaço de conferência é importantíssimo, pois o SUAS foi uma deliberação da Conferencia nacional de Assistência Social de 2003, que tornou-se realidade. Durante estes 10 anos de SUAS a política de assistência social teve vários avanços, como a tipificação nacional dos serviços socioassistenciais, que deu uma identidade a política trazendo os serviços que seriam executados em todo o país. Temos muitos desafios, mas registramos que vivemos no município um momento ímpar, pois o Prefeito Ramon tem oportunizado a contratação das equipes técnicas e funcionários para prestar um serviço de qualidade aos nossos munícipes.

Prefeito Ramon ressaltou a importância da conferência para Biguaçu - Foto Kleber Damásio SECOMO prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, ressaltou que “este desafio que a Assistência Social tem até 2026, talvez seja o desafio mais importante para a gestão social em nosso município, porque o crescente aumento de moradores de ruas e delinquentes juvenis nos alertam sobre situações que devemos de estar preparados. Temos de colaborar em definir políticas públicas de Assistência Social, para todos os níveis da federação, pois isso que vai dar o sentido para onde caminharmos de forma planejada e objetiva. As Conferências e os Conselhos se tornam fundamentais para que isso, fortalecendo a ação social em Biguaçu. Meus cumprimentos a todos os participantes.”

“Fazer o bem para a sociedade é muito difícil para as pessoas, pois nem sempre elas têm muita disponibilidade para isso. O município de Biguaçu faz muito na assistência social, somos o pioneiro na criação da Casa Lar, temos uma APAE sendo referência no estado de Santa Catarina, entre outros. Essa Conferência vem para somar e melhorar cada vez mais Biguaçu”, ressaltou a presidente da Câmara de Vereadores Salete Cardoso.

Assistência Social realiza Conferência em Biguaçu - Foto Kleber Damásio SECOM

Publicidade