Atenção Básica desenvolve ações em Biguaçu em alusão à Semana de Aleitamento Materno

Publicidade

Em alusão à Semana do Aleitamento Materno, de 01 a 07 de agosto, as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) do Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev) Biguaçu iniciaram uma campanha sobre o tema, que será realizada durante todo o mês de agosto em todas as Unidades Básicas de Saúde de Biguaçu (UBS). A campanha consiste em orientar e estimular as mães a amamentar seus filhos até os seis meses de vida de forma exclusiva e de maneira complementar até os 2 anos.

Sabendo da importância do aleitamento materno, as equipes de saúde do município também se solidarizaram com as crianças recém-nascidas que por algum motivo não podem ser amamentadas com leite materno. Então, em parceria com o Banco de Leite do Hospital Regional de São José, estarão estimulando as mães residentes do município a doarem leite humano. Paralelo a essa doação, em todas as UBS também serão recolhidos durante o mês de agosto frascos de vidro entre 125ml e 250ml com tampas plásticas, limpos e sem rótulos para posteriormente serem doados ao banco de leite.

Continua após a publicidade

A Coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, enfermeira Bárbara Cristine Manoel, explica que “o leite materno é um alimento completo e ideal para o bebê, pois ele contém todos os nutrientes em quantidades adequadas, proporciona ótimo crescimento, é de fácil digestão, fornece água para hidratação, protege contra infecções e alergias, além de evitar problemas ortodônticos (dentes) e fonoaudiólogos (na fala) associados ao uso de mamadeira”.

“O leite materno deve ser a primeira opção alimentar até os seis meses de vida. Por esse motivo, os profissionais de saúde do munícipio abraçam essa ideia e estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Biguaçu orientando, auxiliando e principalmente reconhecendo a mulher como protagonista do processo de amamentar, valorizando, escutando-a e empoderando-a” destaca a nutricionista Franciely Pacheco, Gerente Técnica de Saúde do Isev Biguaçu.

 

Carolina Rech – Assessora de Comunicação

Publicidade