Se a rodada da manhã desta quarta-feira, 28, foi 100% para Santa Catarina nos Jogos Escolares da Juventude, 12 a 14 anos, em João Pessoa, na Paraíba, quando três escolas que estavam buscando vaga para as finais conseguiram seus objetivos, a parte da tarde (com duas escolas disputando vagas) foi só de 50% de aproveitamento. Mas no final do dia, o saldo foi positivo, pois das cinco escolas que disputavam uma vaga na final, quatro conseguiram seus objetivos.
Na parte da tarde desta quarta-feira, o handebol masculino do Colégio Cônsul Carlos Renaux, Brusque, não conseguiu superar a forte equipe da Escola Municipal Altemir Pires, de Mato Grosso: 31 a 14. Agora, os catarinenses brigarão pelo terceiro lugar com a Escola Fernando Pessoa, do Pará.
Já os meninos do vôlei masculino do Centro Educacional Cultura, de Brusque, fizeram 3 a 0 sobre o Colégio Boa Viagem, de Pernambuco, com parciais de 25/16, 25/20 e 25/18. E se garantiram na final.
No período da manhã, já haviam conquistado vagas à final o futsal feminino do Colégio Rogacionista Pio II, de Criciúma; o handebol feminino da Escola Cláudio Crestani, de Palma Sola; e o vôlei feminino da Escola Estadual Sara Castelhano Kleinkauf, de Guaraciaba.
Confira todas as finas de SC nesta quinta-feira
Handebol feminino
10h30 – Escola Estadual Claudino Crestani (Palma Sola) x (MS) EM Licurgo de Oliveira
Futsal feminino
10h30 – Colégio Rogacionista Pio II (Criciúma) x (DF) CED Adventista Taguatinga
Vôlei masculino
16h – Centro Educacional Cultura (Brusque) x (RJ) Sistema Elite de Ensino Tijuca
Vôlei feminino
10h30 – Escola Estadual Sara Castelhano Kleinkauf (Guaraciaba) x (RN) Centro Educacional E Henrique Castri (RN)
Disputa de 3º lugar
Handebol masculino
14h – Colégio Cônsul Carlos Renaux (Brusque) x (PA) Escola Fernando Pessoa
As escolas de Santa Catarina fecharam a primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude, com 31 medalhas. Nesta fase, disputaram atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação, ginástica rítmica, tênis de mesa e xadrez. Das 31 medalhas catarinenses até o momento, oito são de ouro, 14 de prata e nove de bronze.
O time catarinense em João Pessoa é gerenciado pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte. A competição é organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reúne cerca de 3,5 mil atletas de todos os estados brasileiros e já se consolidou como o grande evento revelador de talentos para o esporte do Brasil.
Antônio Prado
Assessoria de Imprensa