Da Assessoria – Você provavelmente já ouviu falar do Lucas Manequinha, vereador mais jovem da Legislatura 2021-2024 da Câmara Municipal de Biguaçu. Criado em Tijuquinhas, na região norte do município, o vereador vem se destacando desde o primeiro ano do mandato.
Atento em questões sociais, um dos primeiros Projetos de Lei propostos por Manequinha foi a implementação de um intérprete de LIBRAS nos trabalhos parlamentares da Câmara, para tornar as sessões acessíveis. Além disso, também sugeriu projetos como “Semana de Conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa nas escolas” e o “Dia do paradesporto e a semana do paradesporto” no âmbito do município de Biguaçu.
Mas não são apenas os Projetos de Lei que se destacam no mandato do vereador. Em 2022, ano que Lucas assumiu a presidência da Câmara de Vereadores, tivemos uma ação histórica extremamente importante para a transparência do município: a digitalização dos trabalhos legislativos, tornando a Câmara de Biguaçu mais acessível e 100% digital.
Mais do que um excelente trabalho dentro da Casa Legislativa, Manequinha se destaca pela participação e o trabalho nas ruas. É comum encontrá-lo visitando as Unidades Básicas de Saúde e os Centros de Educação Infantil e fiscalizando as obras e manutenções realizadas pelas Secretarias. Além disso, está sempre aberto para atender as demandas da população em seu gabinete. Recentemente, criou o “Café com vereador”, tarde em que se dedica em receber os munícipes da sua sala na Câmara de Vereadores para ouvir os pedidos e buscar soluções para as demandas levantadas pela população.