Audiência para debater impasse na abertura será no Hospital de Biguaçu

Publicidade

Devido ao grande apoio manifestado por autoridades, entidades e munícipes, a audiência pública que discutirá o impasse na abertura do Hospital Regional de Biguaçu, na terça-feira, dia 16 de junho, às 17h, não será mais realizada no plenário da Câmara de Biguaçu por falta de espaço. Agora, o encontro será o próprio hospital, localizado no loteamento Deltaville, no bairro Beira Rio.

“Decidimos mudar, uma vez que devido ao número de adesões precisávamos de um espaço mais amplo e, além disso, acreditamos que será muito importante colocar vida naquele ambiente que está praticamente pronto, mas ainda encontra-se inativo”, explica a presidente da Câmara, Salete Cardoso.

Continua após a publicidade

O hospital teve as obras iniciadas em julho de 2010, com conclusão prevista para dezembro do mesmo ano. No entanto, dificuldades na aprovação junto à Vigilância Sanitária Estadual, falta de recursos para finalização das obras no entorno, definição da entidade gestora, entre outros, atrasaram a inauguração do hospital durante mais de quatro anos. Sanados esses problemas, o impasse agora é a garantia de que, uma vez aberto, o hospital conseguirá manter-se, já que o orçamento mensal para manutenção com equipamentos, medicamentos e pessoal é de no mínimo R$ 3 milhões.

Em 2013, o hospital foi repassado ao Governo de Santa Catarina, que passou a ser o responsável pela inauguração e manutenção da unidade. No entanto, o Estado não confirma quando o fato acontecerá. Uma das presenças confirmadas no debate é do secretário de Estado de Saúde, João Paulo Kleinubing, que poderá dar explicações sobre o atraso.

Instalado no loteamento Deltaville, no bairro Beira Rio, com fácil acesso via BR-101 e SC-407, o hospital tem sete mil metros de área construída, 110 leitos, distribuídos entre clínica médica, pediátrica, cirúrgica e obstétrica; UTIs adulto e neonatal, além de centro cirúrgico, maternidade e serviço de exames de imagem. Há cerca de 30 anos não é inaugurado um hospital na Grande Florianópolis.

Hospital Regional de Biguaçu está pronto, mas inauguração ainda não tem data prevista
Hospital Regional de Biguaçu está pronto, mas inauguração ainda não tem data prevista
Publicidade