O professor Auri Bitencourt (PSOL) não é mais pré-candidato a prefeito de Biguaçu. Ele informou na noite desta quarta-feira (24), durante uma live em rede social, que está saindo da disputa e definirá, nos próximos dias, se irá declarar apoio a algum candidato. Nas eleições de 2016, quando concorreu a prefeito, Auri recebeu 2.145 votos (5,75%).
A decisão de Auri deixa o atual prefeito Salmir da Silva (MDB) numa disputa “frente a frente” com o ex-prefeito Vilmar Astrogildo Tuta de Souza (PSD). Salmir irá compor chapa com o atual vice-prefeito, Alexandre Martins de Souza (Podemos). Já Tuta se coligou a vereadora Salete Cardoso (PL), que será a candidata a vice dele.
DEBATES
Além do apoio de Auri, o principal efeito da saída dele da disputa será observado nos debates, se houverem. Com três candidatos, um deles poderia fugir do confronto direto com algum oponente, interagindo e direcionando perguntas somente ao terceiro candidato. Porém, com apenas dois, isso não ocorrerá e eventuais debates serão no estilo “duelo”, já que as perguntas são diretas de um para o outro.
Ainda não há informações se Biguaçu terá debates para prefeito nesta eleição. Porém, Acibig/CDL, Sindicato dos Trabalhadores do Município de Biguaçu e a RIC TV tradicionalmente realizam debates entre os prefeituráveis biguaçuenses.
Essas definições – se haverá ou não debates – devem acontecer nos próximos dias. Além disso, para ocorrerem debates somente entre dois candidatos a prefeito, ambos deverão concordar em participar dos confrontos e efetivamente comparecer na data e local marcados.