A Autopista Litoral Sul prevê que cerca de 670 mil veículos devem circular pelas rodovias federais que ligam Curitiba à Florianópolis (BR-376 e BR-101), entre a semana do Natal e o dia 2 de janeiro. O volume é aproximadamente 53% maior do que a média registrada em dias normais.
Por meio da “Operação Verão”, a concessionária vai reforçar suas equipes para prestação de serviços aos usuários das vias concessionadas nesses. A mobilização se estende até o dia 6 de março, com atenção especial para os feriados de Natal, Ano-Novo, Carnaval e todos os finais de semana. Haverá destaque para os dias 24 de dezembro, e 1º e 2 de janeiro, quando o trânsito por praça de pedágio será de 63 mil veículos por dia, com parciais superiores ao dobro das registradas em dias normais.
Os trechos que devem exigir maior atenção dos motoristas durante a operação estão localizados próximos as cidades de Curitiba, Joinville, Florianópolis, e nos acessos das cidades litorâneas: Garuva (acesso para Itapoá e Guaratuba), Barra Velha, Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Governador Celso Ramos, Biguaçu, Florianópolis e Palhoça.
Entre os dias 20 de dezembro e 6 de março – término da operação -, a Litoral Sul não irá realizar obras diurnas que interditem faixas nas pistas principais – com exceção para intervenções emergenciais.
No total, cerca de 800 colaboradores – reforço de 15% nas equipes – irão atuar na Operação Verão para atendimento nas praças, inspeção do trânsito, socorro médico, e remoções por problemas mecânicos – esse tipo de ocorrência aumenta em até 65% nessa época. Toda a Operação com acionamento de recursos é coordenada pelo Centro de Controle em Joinville, onde também estão alocados os atendentes do 0800.
Para essa Operação, a Autopista realiza uma campanha especial com faixas alertando os motoristas para a importância da utilização do cinto de segurança e da proibição do tráfego pelo acostamento – atitude que coloca em risco o suporte a emergências.
Entre Curitiba e Florianópolis, os usuários podem contar com o apoio das nove bases – SOS Usuário Litoral Sul –, onde os usuários têm a disposição uma estrutura adequada para pausa na viagem, com banheiros, fraldários, água, café e internet. Antes de pegar a estrada, os motoristas podem consultar as condições de trânsito pelos canais de comunicação da Concessionária, entre eles o telefone 0800-725-1771.
As informações são da Autopista Litoral Sul.