Autopista prevê 670 mil veículos na BR-101 entre Natal e Ano Novo

Publicidade

A Autopista Litoral Sul prevê que cerca de 670 mil veículos devem circular pelas rodovias federais que ligam Curitiba à Florianópolis (BR-376 e BR-101), entre a semana do Natal e o dia 2 de janeiro. O volume é aproximadamente 53% maior do que a média registrada em dias normais.

Por meio da “Operação Verão”, a concessionária vai reforçar suas equipes para prestação de serviços aos usuários das vias concessionadas nesses. A mobilização se estende até o dia 6 de março, com atenção especial para os feriados de Natal, Ano-Novo, Carnaval e todos os finais de semana. Haverá destaque para os dias 24 de dezembro, e 1º e 2 de janeiro, quando o trânsito por praça de pedágio será de 63 mil veículos por dia, com parciais superiores ao dobro das registradas em dias normais.

Continua após a publicidade

Os trechos que devem exigir maior atenção dos motoristas durante a operação estão localizados próximos as cidades de Curitiba, Joinville, Florianópolis, e nos acessos das cidades litorâneas: Garuva (acesso para Itapoá e Guaratuba), Barra Velha, Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Governador Celso Ramos, Biguaçu, Florianópolis e Palhoça.

Entre os dias 20 de dezembro e 6 de março – término da operação -, a Litoral Sul não irá realizar obras diurnas que interditem faixas nas pistas principais – com exceção para intervenções emergenciais.

No total, cerca de 800 colaboradores – reforço de 15% nas equipes – irão atuar na Operação Verão para atendimento nas praças, inspeção do trânsito, socorro médico, e remoções por problemas mecânicos – esse tipo de ocorrência aumenta em até 65% nessa época. Toda a Operação com acionamento de recursos é coordenada pelo Centro de Controle em Joinville, onde também estão alocados os atendentes do 0800.

Para essa Operação, a Autopista realiza uma campanha especial com faixas alertando os motoristas para a importância da utilização do cinto de segurança e da proibição do tráfego pelo acostamento – atitude que coloca em risco o suporte a emergências.

Entre Curitiba e Florianópolis, os usuários podem contar com o apoio das nove bases – SOS Usuário Litoral Sul –, onde os usuários têm a disposição uma estrutura adequada para pausa na viagem, com banheiros, fraldários, água, café e internet. Antes de pegar a estrada, os motoristas podem consultar as condições de trânsito pelos canais de comunicação da Concessionária, entre eles o telefone 0800-725-1771.

As informações são da Autopista Litoral Sul.

Publicidade