Autopista recolocará tráfego em duas pistas na BR-101 em Biguaçu

Publicidade

A Autopista Litoral Sul informou, nesta sexta-feira, que vai recolocar o tráfego em duas pistas, no km 188 da BR-101, no Balneário São Miguel, em Biguaçu – onde ocorrem obras na ponte sobre o rio São Miguel. Máquinas da empreiteira que faz o serviço já estão retirando a mureta central no trecho, para possibilitar duas faixas de mão em cada sentido – Norte e Sul. O objetivo, segundo a assessoria de concessionária que administra a rodovia federal, é “dar maior fluidez ao tráfego”.

A partir da noite desta sexta (11), haverá nova sinalização implantada. Com a retirada da mureta central, o desvio irá funcionar assim:

Continua após a publicidade

Sentido Sul (Florianópolis): o trânsito irá fluir por duas faixas com restrição de velocidade – 60 km/h – e separação entre as vias de mesmo sentido por barreira de concreto;

Sentido Norte (Curitiba): o trânsito irá fluir por duas faixas, com restrição de velocidade – 60km/h – e utilização do acostamento (transformado em via operacional).

As obras – que começaram na terça-feira (8) – provocaram filas de até 20 quilômetros nos horários de pico, visto que todo o tráfego pesado foi redimensionado para apenas uma pista. Caminhões e automóveis começaram inclusive a entrar pelo bairro Tijuquinhas, levando insatisfação aos moradores.

A reforma da ponte

O reforço e alargamento de pontes têm o objetivo de adequar a estrutura para o atual peso máximo permitido nas rodovias, além de ampliar a largura da ponte, que passa a contar com acostamento. A interdição parcial é necessária para retirada da superfície de concreto da ponte (tabuleiros), reforço das armações de ferro e nova concretagem.

No total, cerca de R$ 1 milhão estão sendo investidos na ampliação da ponte sobre o Rio São Miguel. Desde 2008, a concessionária já ampliou outras 21 pontes na BR-101/SC. Além da sinalização especial de alerta aos motoristas, o Centro de Controle Operacional da concessionária irá coordenar a operação neste local.

*Com informações da Autopista.

Publicidade