Faltando uma rodada para o término da Série ‘A’ do Campeonato Brasileiro, as chances de o Avaí ser rebaixado para a Série ‘B’ caíram de 70% para 66%, segundo cálculos feitos nesta segunda-feira de manhã, pelo matemático Tristão Garcia, e publicado no Infobola. Já o perigo para o Figueirense subiu de 24% para 57%.
O ‘Leão da Ilha’ está fora da zona de rebaixamento, na 16ª posição, com 41 pontos, enquanto que o Figueirense é o 17º, com 40 tentos, apenas uma posição abaixo do rival. No entanto, por o Avaí fazer o último jogo contra o Corinthians, fora de casa, e o Figueirense receber o Fluminense, dentro do estádio Orlando Scarpelli, o perigo maior está para o time do Sul de Florianópolis.
Ainda conforme Tristão, o Vasco e o Goiás têm 88% de chances de cair e o Coritiba diminuiu para 1% após derrotar o Palmeiras, por 2 a 0.
Corinthians, Atlético Mineiro e Gramio estão com vagas garantidas na Copa Libertadores da América em 2016. A quarta vaga é disputada por São Paulo, que possui 72% de chances, e Internacional, com 28%.
Tristão pondera que os cálculos são feitos com base na atual classificação de cada equipe, quantidade de rodadas que faltam e os adversários que cada time ainda têm pelo caminho. “A classificação por pontos ganhos é o melhor resumo do que aconteceu até o momento, mas pode distorcer a realidade. Ao não considerar a quantidade de jogos disputados pelas equipes ou a qualidade dos adversários, a classificação por pontos ganhos abre espaço para outros critérios de classificação – chances e aproveitamento”, comenta.