Da Assessoria

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou, na última sexta-feira (5), o primeiro Relatório de Balneabilidade de 2018, que apontou a Praia de São Miguel como própria para banho. O relatório, quarto da temporada, foi elaborado a partir de coletas realizadas entre os dias 2 e 5 de janeiro, em 114 praias de 27 municípios catarinenses.

Publicidade

O Balneário São Miguel recebe neste período do ano muitos turistas e pessoas que tem casa de veraneio. A praia, com fácil acesso pela BR-101, é muito frequentada por famílias e ideal para crianças, uma vez que apresenta mar calmo e com poucas ondas.

Praia de São Miguel (Foto: Paulo Rodrigo Ferreira – DICOM PMB)

Rota Gastronômica

Destaca-se a gastronomia açoriana da região com o grande número de restaurantes que formam a Rota Gastronômica. Os diferentes cardápios atraem moradores de Biguaçu e turistas que procuram pratos à base de frutos do mar e peixes, muitos desses produtos produzidos ou pescados por pescadores artesanais da região.

Cultura e História

São Miguel foi o berço da colonização de Biguaçu, cujo início oficial foi em 1748, com a chegada dos primeiros imigrantes açorianos. Em decorrência da construção da BR 101, parte da característica da região se perdeu em razão de demolições e remoções. Dos exemplares que restaram, todos tombados como patrimônio histórico, destacasse a Igreja de São Miguel Arcanjo, fundada em 23 de janeiro de 1751, o Museu Etnográfico Casa dos Açores, construção datada do final do século XIX e o Aqueduto, que era usado para abastecer os barcos e navios que estavam a caminho ou retornando da região do Prata.

Jogos de Verão

Nos dias 27/01, 28/01 e 04/02, São Miguel receberá a 31ª edição dos Jogos de Verão. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Secetul), com diversas modalidades esportivas, entre elas futebol, futevôlei, handbeach, natação, stand-up, vôlei de praia e outros.

Veja a programação dos jogos na praia:

Sábado – 27/01 – Balneário São Miguel

13h30min – Inscrições Futebol sub 11 e sub 13 (masculino)

14h – Início das competições Futebol sub 11 e sub 13

14h – Plantio e distribuição de mudas

14h30min – Inscrições Futebol sub 16 (masculino) e aberto (feminino), Malha (masculino e feminino) e Futevôlei (masculino e feminino)

15h – Início das competições Futebol sub 16 e aberto, Malha e Futevôlei

17h – Inscrições da competição de Caiaque aberto (masculino e feminino)

18h – Premiação

Domingo – 28/01 – Balneário São Miguel

8h30min – Inscrições Natação (masculino e feminino), Handbeach (masculino), Taco Bola e Stand Up

9h – Início das competições Handbeach e Stand Up

10h – Desafio de Velocidade na Areia

11h – Aula de Zumba

13h – Início das competições Taco Bola

17h – Apresentações culturais

18h – Premiação

Domingo – 04/02 – Balneário São Miguel

8h30min – Inscrições Vôlei Four (misto)

9h – Início das competições Vôlei Four

13h – Inscrições Vôlei Dupla (masculino e feminino)

13h30min – Início das competições Vôlei Dupla (masculino e feminino)

17h – Apresentações culturais

18h – Premiação

Os Jogos de Verão seguem até 28/02 com modalidades também disputadas no Centro Cultural Casarão Born e Ginásio de Esportes Nagib Salum. Os regulamentos e as fichas de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura www.bigua.sc.gov.br. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (48) 3285-3020 ou na sede da Secetul, localizada na Rua Barão do Rio Branco, nº 88, Centro de Biguaçu. O horário de atendimento é das 13h às 19h.

Publicidade