G1 – O rompimento da barragem da mineradora Vale ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (25). Moradores da parte mais baixa da cidade estão sendo retirados das casas, diz Defesa Civil. Não há confirmação sobre vítimas. A Vale publicou uma nota sobre o rompimento da barragem na qual diz que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o estrago causado pela lama. “O [Rio] Feijão acabou com tudo, com restaurante, tava todo mundo almoçando. Acabou com tudo, acabou com tudo, tem nada mais”, diz o autor das imagens.
Em 5 de novembro de 2015, há mais de três anos, o rompimento da barragem de Fundão, também em Minas Gerais, deixou 19 mortos e causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues.
A assessoria do Ministério do Desenvolvimento Regional informou que o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, está se deslocando de Maceió para o local do acidente. Ele está acompanhado do diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Augusto Braun.
Segundo a assessoria, a equipe da Defesa Civil está em contato com os órgãos de defesa civil do município e do estado de Minas Gerais para avaliar medidas a serem adotadas.
O ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse ao jornalista Valdo Cruz, da GloboNews e do G1, que uma equipe de emergência do Ibama já foi deslocada para a região. O ministro também disse que, além do atendimento às possíveis vítimas, a preocupação é com a poluição nos rios da região em razão do rompimento da barragem.
A Polícia Rodoviária Estadual informou que a MG-040, entre as cidades de Brumadinho e Mário Campos, está totalmente interditada por causa do rompimento da barragem. Os moradores que moram na parte mais baixa da cidade estão sendo retirados das casas, segundo a Defesa Civil.
VEJA VÍDEO DE RESGATE