Batalhão de Polícia Militar de Biguaçu comemora oito anos

Publicidade

Dicom

Em cerimônia realizada da tarde de quarta-feira (18), o 24° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Santa Catarina, com sede em Biguaçu, comemorou o oitavo aniversário de criação, ativação e implantação. O evento contou com a presença do prefeito Ramon Wollinger, do comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm e do comandante do 24° BPM, tenente-coronel Renato Moacir Bento e do comandante da 11ª Região de Polícia Militar, coronel Áureo Sandro Cardoso.

Continua após a publicidade

O 24º BPM é responsável por conduzir e gerir a segurança das cidades de Biguaçu, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos, cidades que totalizam uma área de aproximadamente 716 mil metros quadrados e uma população de aproximadamente 100 mil habitantes.

Solenidade comemorou 8 anos de criação do 24° BPM de Biguaçu (Foto: Paulo Rodrigo Ferreira)

Através do corpo de policiais distribuído nas áreas operacionais e administrativas nos três municípios de sua circunscrição, o batalhão busca proporcionar proteção à vida e ao patrimônio, a garantia da ordem e segurança aos cidadãos e ainda desenvolve programas educacionais como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Durante a cerimônia, a Agência de Inteligência do 24° BPM recebeu equipamentos que auxiliarão nos trabalhos da corporação e que foram adquiridos através de parceria entre Polícia Militar, o Poder Judiciário, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o Conselho de Segurança da Comunidade. Entre os equipamentos estão câmera fotográfica profissional com grande capacidade de alcance, binóculo, ultrabook, computadores e equipamentos de segurança.

Policiais foram condecorados e homenageados (Foto: Paulo Rodrigo Ferreira)

Na ocasião houve também a transferência do 1° Sargento PM Maury Freitas Júnior à reserva remunerada, a entrega de elogios a policiais militares por ato de bravura, entrega de diplomas de Valorização e Reconhecimento Técnico Profissional (VALOREM), entrega de brasão de mérito pessoal e entrega de medalhas de mérito por tempo de serviço.

“Quero destacar a grande parceria da Prefeitura Municipal e da Polícia Militar da nossa cidade nos serviços prestados à sociedade. Prefeitura e Polícia são as entidades que as pessoas mais confiam e por isso nossa missão como administradores e agentes de segurança se torna muito maior”, comentou o prefeito Ramon.

Prefeito solicita aumento do efetivo

Na ocasião, o prefeito entregou ao comandante geral da PMSC um ofício solicitando que após a conclusão do curso de formação de policiais que está em andamento, sejam destacados 80 policiais para a comarca. “Sabemos que nosso pedido é o mesmo ou maior que em muitos municípios, mas aumentar o nosso efetivo é uma necessidade. Nos últimos anos o número de policiais na nossa região diminuiu bastante em razão de vários policiais que passam à reserva e não são substituídos”, finalizou Ramon.

O comandante geral da PM, coronel Paulo Henrique Hem cumprimentou os policiais pela dedicação e comprometimento com a corporação para melhor atender a comunidade. “Temos vários desafios no exercício na nossa missão, saímos de casa e muitas vezes não sabemos se iremos voltar, mas fazemos isso por amor e porque temos milhares de pessoas que confiam em nosso trabalho”, discursou o comandante.

Em sua fala o coronel Paulo Hemm anunciou que nas próximas semanas Biguaçu estará recebendo uma nova viatura e que se empenhará para atender o pedido do prefeito para aumento do efetivo.

O comandante do 24° BPM, tenente-coronel Renato Moacir Bento destacou os trabalhos que são feitos em conjunto com a Prefeitura. “Assinamos recentemente um convênio de gestão compartilhada para fiscalizarmos alvarás de funcionamento, desenvolvemos fiscalização de ambulantes, nosso serviço de videomonitoramento foi ampliado com a instalação de novas câmeras e formamos através do Proerd centenas de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino”, destacou o comandante.

O evento foi acompanhado pela Banda da Polícia Militar de Santa Catarina, pelo comandante do Corpo de Bombeiros de Biguaçu, tenente Vitor José Polli, pelos vereadores Ednei Müller Coelho, Elson Joao da Silva e João Domingos Zimmermann e por familiares dos policiais.

 

Publicidade