A equipe que estava de plantão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Biguaçu, na madrugada deste sábado (11), foi surpreendida com um atendimento inesperado: uma gestante em trabalho de parto. Juliana, a mamãe, chegou na UPA às 3h30 e deu a luz à Júlia, às 4h21. A linda criança nasceu pesando 3.810 kg e 51 centímetros de comprimento.
De acordo com o Instituto Ibhases, que administra a UPA de Biguaçu desde o dia 1º de fevereiro de 2023, Juliana chegou sentindo fortes dores de contrações e com bolsa rompida a pouco mais de uma hora. Juliana estava na sua terceira gravidez, com idade gestacional de 38 semanas e seis dias, o que já trouxe o alerta à enfermeira que lhe atendia, de que o parto seria rápido.
Logo, toda equipe se envolveu a fim de preparar o ambiente e torná-lo o mais acolhedor, seguro e privativo para receber a pequena Julia, que decidiu chegar ao mundo por meio de um parto natural sem complicações.
Parto humanizado
Juliana e Julia passaram o pós-parto sem intercorrências e o ambiente não impediu de que ocorresse um parto humanizado, e que todos os procedimentos para o corte do cordão umbilical fosse feito da maneira correta e no tempo certo. Logo na primeira hora de vida Julia já ficou no colo da mamãe, onde foi posicionada para mamar e orgulhou toda a equipe devido a sua boa pega.
Após todos os cuidados, Juliana e Julia foram encaminhadas para a maternidade do Hospital Regional de Biguaçu, onde seguirão os cuidados até a alta.
Nosso agradecimento em público pelo empenho da equipe Ibhases Biguaçu:
Triagem:
-Enf. Ethielly Mendes
Equipe que prestou atendimento e assistiu ao parto:
-Parto: Enf Ethielly Mendes (Enf. Obstetra e Neonatal).
-Dra. Fernanda acompanhou cuidados;
-Téc. de enfermagem Ana, Simone; Claudiomara (durante o parto em si), depois toda equipe foi retornando dos intervalos e dando suporte a família.
As informações são do Instituto Ibhases.