A Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que aguarda a chegada de doses para dar início à vacinação contra a Covid-19 em adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. Da mesma forma, também está à espera dos imunizantes para aplicação da dose de reforço em idosos com 70 anos ou mais. Com a chegada de novas remessas de vacina, as etapas seguintes da campanha de vacinação serão divulgadas no site e redes sociais da Prefeitura.
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na noite dessa terça-feira (31) Nota Técnica da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) com as orientações sobre as próximas etapas da vacinação. Conforme deliberação já acordada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a aplicação terá início no grupo prioritário com idade de 12 a 17 anos formado por gestantes, puérperas, lactantes, pessoas com deficiência, portadores de comorbidades e privados de liberdade.
Na sequência, serão vacinados os adolescentes do grupo geral, por faixa etária, em ordem decrescente, da maior para menor idade, como ocorreu nas etapas anteriores.
O imunizante aplicado para os adolescentes será do fabricante Pfizer, pois é a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esse público.
As listas das deficiências e comorbidades, assim como os documentos de comprovação dessas condições, estão disponíveis na Nota Técnica Nº 0048/2021 GEDIM/DIVE/SUV/SES, que pode ser acessada no site da Prefeitura www.bigua.sc.gov.br, na aba Covid-19.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta os pais ou responsáveis que já organizem a documentação exigida para levarem nos dias e locais da vacinação. Os adolescentes precisarão estar acompanhados de um adulto responsável ou levar uma autorização por escrito, assinada pelos pais ou responsáveis legais, conforme exigência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O modelo dessa autorização (Termo de Assentimento) também está na nota técnica.
Terceira dose em idosos
Juntamente com a vacinação dos adolescentes, será dado início à aplicação da terceira dose de reforço em idosos com idade a partir dos 70 anos. Também receberão essa dose de reforço pessoas com alto grau de imunossupressão, grupo formado por pacientes transplantados, com câncer, com HIV/Aids, que fazem hemodiálise, entre outras condições de saúde.
Nos idosos, a vacinação do reforço também vai ser realizada por faixa etária, a partir dos 85 anos ou mais e escalonada de forma decrescente até os 70 anos. As datas e locais serão previamente divulgados pela Prefeitura.
A dose de reforço a ser administrada nos idosos com mais de 70 anos de idade e nas pessoas com alto grau de imunossupressão também será do fabricante Pfizer, podendo ainda serem utilizadas as dos fabricantes Janssen ou AstraZeneca/Fiocruz.
As listas com as condições de pacientes com alto grau de imunossupressão e os documentos necessários para comprovação estão também disponíveis na Nota Técnica Nº 0048/2021 GEDIM/DIVE/SUV/SES. Da mesma forma, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que as pessoas desse grupo providenciem a documentação que deverá ser levada no momento da vacinação.