Com a melhora do cenário da pandemia de Covid-19 no município, a Prefeitura de Biguaçu, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Administração, realizou o estudo das demandas reprimidas relacionadas aos exames de laboratório e de imagem. Constatada a necessidade de ampliação do acesso a esses serviços, serão investidos ao longo dos próximos dois anos cerca de R$ 8,7 milhões em autorizações laboratoriais e de imagem. O valor previsto representa aumento de 160% nos investimentos realizados na Saúde, quando comparado aos anos de 2019 e 2020.
O prefeito Salmir da Silva destaca que “a saúde precisa oferecer mais agilidade na realização dos exames, que são fundamentais para a detecção de doenças e o seu devido tratamento”.
Leia também:
Prefeitos cobram do Estado a duplicação da rodovia que liga Biguaçu e Antônio Carlos
Segundo a Central de Regulação Municipal, já no início do mês de agosto de 2021, o número de autorizações laboratoriais aumentou em 75%, reduzindo o tempo de espera para a realização de procedimentos como exames laboratoriais. Para os exames de imagem, o aumento das autorizações ocorre em escalonamento, tendo seu início em agosto para ultrassonografia e em setembro para tomografia computadorizada, ressonância magnética e endoscopia.
A Secretaria Municipal de Saúde também está entrando em contato com os pacientes para verificar a necessidade do exame, e se necessário, agendamento para avaliação com um profissional médico para atualização dos seus dados clínicos. Por isso, é importante que a população mantenha os seus telefones de contato sempre atualizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
De acordo com o secretário, Bruno Célio da Silva, “é importante observarmos a demanda de solicitações de exames mensais, assim como a demanda reprimida já existente no município. Também destacamos que vem sendo observado um aumento na procura pelas UBS e por exames como reflexo da pandemia de Covid-19. A atual gestão busca uma melhoria no acesso desses pacientes e uma oferta adequada para atender a demanda da população da melhor maneira.”
As pessoas que não puderem comparecer ou não tiverem mais interesse em fazer um exame devem avisar na UBS, possibilitando o direcionamento da vaga ao próximo paciente na fila de espera.
O investimento refere-se aos exames disponibilizados em Biguaçu. O município não possui governabilidade sobre os exames a serem autorizados pelo Estado.