Da Assessoria – Desde 2018 a Prefeitura de Biguaçu oferece atendimento odontológico diferenciado aos portadores de necessidades especiais do município. O projeto “Biguaçu Cuidando de um Sorriso Especial” é uma das prioridades da Diretoria Odontológica da Secretaria Municipal de Saúde e tem sido referência na região. Além dos pacientes com necessidades especiais, atende aqueles que por outros motivos não podem ser atendidos convencionalmente nos consultórios.
O início do atendimento ao paciente especial é feito na sua Unidade Básica de Saúde (UBS). Se a realização dos procedimentos não for possível nas unidades, os mesmos são encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A partir do CEO se inicia o atendimento mais complexo, realizado no Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass.
A cirurgiã dentista Priscilla Cristine Cathart Daufenbach Pereira, coordenadora do CEO, explica que “estes pacientes precisam de uma atenção diferenciada e é isso que a Secretaria de Saúde de Biguaçu vem oferecendo. Após três tentativas sem êxito na unidade de saúde são acolhidos no CEO e a partir de lá passamos a contar com a estrutura do Hospital para as intervenções, uma vez que o atendimento é feito com anestesia geral.”
Encaminhados ao hospital, os pacientes odontológicos realizam os exames pré-operatórios e a consulta pré-anestésica. Estando liberados pelo anestesista estão aptos para a internação, que acontece sempre no período da manhã. As cirurgias são realizadas à tarde e quando necessário já recebem a medicação pré-anestésica ainda no quarto, facilitando o manejo com os mais agitados. No centro cirúrgico os pacientes são entubados via nasotraqueal, facilitando o acesso à cavidade bucal.
Os procedimentos são realizados sempre por dois cirurgiões-dentistas tendo como circulante a auxiliar de saúde bucal. Após a cirurgia, o paciente fica em observação no hospital e recebe alta no mesmo dia após receber medicações e orientações pós-cirúrgicas.
Nos últimos doze meses, 18 pacientes foram encaminhados para atendimento hospitalar. Destes, 16 foram atendidos naquele ano e estão em controle periódico no CEO, assintomáticos e com suas funções adequadas à saúde geral. Em 2019, dois pacientes passaram por atendimento e outros nove estão com agendamentos para os próximos meses.
“Os pacientes retornam ao CEO bem mais tranquilos para o controle periódico. É extremamente gratificante para nós profissionais da saúde ter a oportunidade de iniciar e concluir os tratamentos odontológicos destes pacientes. A resolutividade destes atendimentos é uma vitória almejada há muito tempo. Bastante gratificante também é receber o retorno dos cuidadores e familiares que ficam muito agradecidos com este acolhimento”, destaca Priscilla.
O acompanhamento feito pelos profissionais da Secretaria da Saúde e o atendimento oferecido pelo município aos portadores de necessidades especiais vem satisfazendo os familiares e os pacientes.
Fábio Rosa, 40 anos, é um dos pacientes que realizaram tratamento neste ano. Acompanhado da mãe, Rosa Ruth Rosa, expressa um sorriso enorme quando vê entrar no quarto a cirurgiã dentista que o acompanha no tratamento. “Sou grata à Prefeitura de Biguaçu por ter chamado meu filho para este atendimento. Há 10 anos ele havia feito um procedimento em Florianópolis e depois disso, por ele ser especial, sempre encontrei dificuldades para levá-lo ao dentista. O atendimento da doutora Priscilla e do Hospital de Biguaçu são excepcionais e nos deixa muito contente e feliz”, comenta a mãe emocionada.
A pequena Isabela Ribeiro Gonçalves tem seis anos de idade. Ela não é portadora de necessidades especiais, mas precisa de sedação para realização do tratamento. “A Isa tem muita dificuldade para ser atendida no posto de saúde porque fica muito agitada e por isso foi encaminhada para fazer o tratamento aqui no hospital. Fiquei muito satisfeita quando soube que o atendimento é feito pela mesma dentista que atende ela no CEO e por termos este serviço aqui no município”, comenta a mãe, Ivone dos Santos Ribeiro.
O diretor odontológico da Secretaria Municipal de Saúde e fundador do programa é o Dr. Marcelo França. Além da cirurgiã dentista Priscilla, participam do programa o traumatologista bucomaxilofacial, Antônio Victorino Ávila Neto e a auxiliar Adriana Schneider.