Em reunião realizada nesta quinta-feira (2), representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e da Prefeitura de Biguaçu firmaram compromisso para o desenvolvimento de um projeto inédito de resgate da memória histórica da comarca. A iniciativa envolve a pesquisa de documentos datados entre os séculos XIX e XX, encontrados no arquivo do TRE, em São José.
A parceria também deve envolver o Poder Judiciário da comarca, a OAB Subseção Biguaçu, a Academia de Letras de Biguaçu, além de historiadores e pesquisadores locais, em um esforço colaborativo para recuperar não apenas memórias eleitorais, mas também outros registros fundamentais para a identidade da região.
“Imaginem a alegria dos interessados ao abrir esses documentos. Saber que alguém vai se reconhecer dentro daqueles documentos inéditos é extraordinário”, destacou a desembargadora Haidée Denise Grin, presidente da Comissão de Gestão de Memória do TJ-SC, ressaltando ainda a importância de criar, dentro da Biblioteca do Tribunal de Justiça, um setor dedicado à memória que represente todos os municípios catarinenses.
Um projeto com ambição nacional
A iniciativa tem como objetivo a produção de materiais baseados nos documentos históricos, com previsão de lançamento durante o Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (ENAM) em 2027, evento que reunirá tribunais de todo o país. Biguaçu seria a primeira comarca catarinense a participar de projeto com esta envergadura.
“Seria um case de Biguaçu apresentado em um momento inédito para Santa Catarina e para o país”, enfatizou a desembargadora Haidée, destacando o caráter pioneiro da iniciativa que contará com a presença de ministros e representantes de tribunais estaduais, federais e do trabalho de todos os estados brasileiros.
Próximos passos
Está prevista, ainda para o mês de outubro, uma visita ao arquivo do TRE-SC, com a participação de representantes da comarca, para avaliação detalhada dos documentos. A pesquisa contará com o apoio do arquivista do Tribunal Regional Eleitoral, que orientará o trabalho de catalogação e análise do material histórico.
O vice-prefeito Alexandre Martins de Souza reafirmou o compromisso do município com o projeto, garantindo o apoio da Prefeitura de Biguaçu para o desenvolvimento desta importante iniciativa de preservação da memória local. “É com grande honra e entusiasmo que a Prefeitura de Biguaçu acolhe este projeto pioneiro de resgate da nossa memória histórica. Podem contar com todo o apoio do município nesta jornada de redescoberta das nossas raízes”.
O encontro contou também com a presença do Dr. Márcio Schiefler Fontes, juiz substituto do TRE-SC e responsável pela Seção de Memória do TRE-SC, da Dr. Cintia Ranzi Arnt, juíza da Vara Criminal e da 2ª Zona Eleitoral da Comarca de Biguaçu, do Dr. José Braz, representante da Academia de Letras de Biguaçu, da Dra. Karoliny da Luz Sagas, presidente da OAB Subseção de Biguaçu, do secretário adjunto da Casa Civil, Lucas Martins, do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Valmir Borges, da procuradora-geral do Município, Dra. Nayara Prim, da subprocuradora-geral do Município, Dra. Karine Hasckel, e da procuradora adjunta, Dra. Yanka Machado Schusler.


