O relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, aponta Biguaçu como a sexta cidade com maior geração de empregos formais na Grande Florianópolis, entre os meses de janeiro a outubro deste ano. O município apresentou um saldo de 569 pessoas com carteira assinada, ficando à frente da capital do estado, Florianópolis, que teve 511 admissões. Em relação ao mesmo período do ano passado, Biguaçu apresentou crescimento de 11,35%.
De acordo com os dados do Ministério do Trabalho, os setores que mais empregaram foram os do comércio e da indústria e transformação, com 178 e 148 vagas, respectivamente. As demais vagas foram nos setores de serviços com 141, construção civil com 73, serviços industriais de utilidade pública com 26 e extrativa-mineral com 11 postos de trabalho.
O Caged foi criado como registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O sistema é utilizado pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais. Os dados servem ainda como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho.
Municípios de Santa Catarina que mais geraram empregos formais (Caged – outubro 2019):
- São José 5.327
- Palhoça 1.964
- São João Batista 982
- Nova Trento 860
- Tijucas 819
- Biguaçu 569
- Florianópolis 511
- Santo Amaro da Imperatriz 328
- Canelinha 254
- Águas Mornas 75
Pró-Emprego
O preenchimento de vagas no município é alavancado pelas ações do programa Pró-Emprego, iniciativa da Prefeitura que facilita a interação entre empresas e candidatos em Biguaçu e região.
O Pró-Emprego é uma plataforma oferecida gratuitamente por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. São ofertadas vagas para todos os níveis de escolaridade, bem como para estágio, Jovem Aprendiz e Pessoas com Deficiência (PCD). Atualmente estão cadastrados 13.972 currículos, 299 empresas e 178 vagas estão em aberto.
Implantado em 2009, o sistema está disponível na internet. Para acessar, basta entrar no site da Prefeitura de Biguaçu www.bigua.sc.gov.br e clicar em Pró-Emprego ou no link https://pro-emprego.bigua.sc.gov.br. Lá é possível fazer o cadastro de currículos de candidatos e empresas podem oferecer vagas e buscar profissionais. Esses cadastros também podem ser efetuados pessoalmente, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Além disso, as empresas parceiras podem ainda utilizar o espaço físico da secretaria para realizar processos seletivos e entrevistas. Neste ano, já foram promovidas no local 26 seletivas.
Desde o mês de setembro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está em novo endereço, na Rua 7 de Setembro, nº 78, Centro, Biguaçu. O horário de funcionamento é das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira. O telefone é (48) 3094-4117.
Município é o 16º em abertura de empresas em SC
Além do saldo positivo na geração de empregos formais, Biguaçu foi a 16ª cidade, entre os 295 municípios de Santa Catarina, em abertura de empresas em 2019, com o registro de 1.374 novos estabelecimentos. Os dados são da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), que mantém uma unidade no município, que funciona na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Biguaçu também está entre os municípios catarinenses com mais Cadastros Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJs) ativos: são no total 8.552, ocupando a 17ª posição do ranking.
“Realmente estamos encerrando o ano com grandes razões para comemorar: Biguaçu é o sexto município da região com maior geração de empregos com carteira assinada e o 16º do estado todo em abertura de empresas. São dados oficiais, levantados pelos Governo Federal, no caso do Caged, e do Governo Estadual, através da Jucesc. Isso comprova que estamos no caminho certo, promovendo o desenvolvimento da economia de nosso município, para que as pessoas possam trabalhar e investir aqui”, destacou o prefeito Ramon Wollinger.