A Rede Municipal de Ensino de Biguaçu ganhou uma nova unidade em 2025. O Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Profª Onésia Luiz Freitas foi simbolicamente entregue à comunidade na noite dessa quinta-feira (3), mas desde o primeiro dia letivo deste ano atende 135 crianças, em período integral e parcial. Além das vagas já oferecidas, duas novas turmas serão abertas ainda neste mês de abril, contemplando mais 30 meninos e meninas.
Localizado no bairro Rio Caveiras, o CEIM conta com uma estrutura completa, composta por oito salas de aula, uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), espaços de lazer, práticas esportivas e convivência, refeitório, cozinha para preparação da merenda e áreas administrativas.
O prédio passou por um amplo processo de reforma e adequação para receber os alunos, do maternal ao Grupo 5 (G5), bem como os 33 profissionais da equipe escolar. As melhorias incluem mobiliário, climatização, equipamentos eletrônicos e materiais pedagógicos, somando um investimento de R$ 200 mil, pagos com recursos próprios da Prefeitura.
Em seu discurso, o prefeito Salmir da Silva celebrou a mais recente conquista para a educação no município e exaltou o trabalho dos envolvidos para torná-la realidade.
“É uma alegria imensa concretizar um projeto tão aguardado pela comunidade. Em algumas oportunidades esta foi unidade volante, entre períodos de reformas, mas agora se torna uma espaço fixo, que contribuirá para a formação de centenas de crianças. Agradeço ao trabalho da nossa equipe, assim como o apoio do Legislativo, todo o empenho de vocês foi fundamental para que realizássemos essa entrega. Tenho certeza de que a nossa querida professora Onésia está olhando por nós e muito feliz em ver esse resultado”.
Vinicios Eduardo Vicente e Brenda Silva, pais da pequena Júlia, de 2 anos, contam estar satisfeitos com o atendimento recebido e com o salto de desenvolvimento da filha após começar a frequentar o CEIM.
“Essa unidade veio em boa hora, pois fica próxima da nossa casa. A estrutura é ótima, bastante segura, e depois da reforma ficou ainda melhor. Nós também estamos muito felizes com o acolhimento oferecido para a Júlia. Esse é o primeiro ano dela e percebemos que a adaptação correu muito bem, a diferença de comportamento e a evolução são notáveis”, complementou Vinicios.
A cerimônia de inauguração também foi marcada por momentos de emoção, com homenagens e a participação da família da professora Onésia, que dedicou mais de 30 anos ao ensino, deixando um legado de amor pela educação e pelas crianças.
O ato foi prestigiado ainda pelo vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, pelo secretário de Educação, Gustavo Silva Sagas, por demais secretários municipais, por vereadores, servidores da administração municipal e por famílias atendidas na unidade.