“Um novo olhar e momento da cultura em Biguaçu”: assim foi definida a Oficina das Artes, projeto da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer. O espaço inaugurado na noite dessa terça-feira, dia 24 de agosto, contemplará cursos de artes visuais, música, teatro e dança, oferecidos gratuitamente à população biguaçuense.
De acordo com o secretário, Davi Oliveira, “muito se falava em projetos culturais, mas nós identificamos que faltava a organização e estruturação para que houvesse a implantação de um serviço de qualidade que fosse realmente capaz de abranger um número maior de atividades e alunos, oferecendo uma estrutura adequada para o desenvolvimento do trabalho dos nossos mestres”.
O ambiente alocado na sede do Centro Administrativo Municipal – Polo Jardim Carandaí conta com cinco salas, devidamente preparadas para receber os cerca de 400 alunos de todas as idades, nos turnos da manhã, tarde e noite. São três estúdios de música, um para dança e teatro e um para a prática de artes visuais, reformados e readequados para melhor atender os matriculados.
As modalidades ofertadas serão:
- – Canto, ministrado pela professora Renata Ferrari;
- – Dança, ministrada pela professora Amanda Rodrigues de Almeida;
- – Violão e coral, ministradas pelo professor Patrick Antunes;
- – Violino e viola, ministradas pelo professor Heitor Elias Rosa;
- – Trompete, ministrada pelo professor Jean Carlos;
- – Bateria e percussão, ministradas pelo professor Narcizo Farias;
- – Clarinete e saxofone, ministradas pelo professor Ricardo Ferreira;
- – Trombone, ministrada pelo professor Artur Fernandes;
- – Violoncelo, ministrada pelo professor Rafael Buratto;
- – Violão e musicalização infantil, ministradas pelo professor Lucas D.;
- – Violão e orquestra, ministrada pelo professor João Medeiros;
- – Teatro e artes visuais, que se encontram em processo licitatório.
As inscrições para as atividades serão abertas gradualmente, conforme aconteceu com a Escola de Música, que teve o formulário de matrícula disponibilizado no site da Prefeitura e divulgação nas páginas oficiais.
O maestro e coordenador da Escola de Música, Lincoln Thiego, destacou a importância dessa ação para a população do município. “Biguaçu hoje se destaca no que se refere a políticas pública de fomento à prática artística. São projetos como esse que de fato contribuem para a transformação da realidade social”.
A abertura do espaço contou com a participação do prefeito, Salmir da Silva, que demonstrou grande satisfação em viabilizar o projeto. “É muito gratificante enquanto gestor público poder apoiar e investindo em projetos desta natureza, que trazem benefícios para a comunidade, desde os profissionais da área até as pessoas que terão a oportunidade de experenciar algo novo ou até mesmo edificar uma carreira”.
O cerimonial conduzido pelo gerente de Turismo, Luiz Gustavo da Silva, também incluiu a apresentação da orquestra formada por alunos da Escola de Música, sobre regência do maestro Lincoln.
Estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito, Alexandre Martins de Souza, os secretários de Educação, Oscar Silva Neto, de Saúde, Bruno Célio da Silva, de Desenvolvimento Econômico, André Leal, do superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Marcondes Rodrigues Borba, o gerente de Cultura, Alysson Ertal, o presidente da Câmara Municipal Ednei Muller Coelho e demais vereadores, além de lideranças do município e do deputado estadual, Fernando Krelling.