Com a chegada de mais doses enviadas pelo Ministério da Saúde à Secretaria de Estado da Saúde e encaminhadas aos municípios catarinenses, a Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará início na próxima semana à vacinação de novos grupos prioritários, compostos por pessoas com comorbidades.
A vacinação desses novos grupos foi definida entre representantes da Secretaria de Estado da Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina em reunião da Comissão Intergestores Bipartite.
Leia também:
Biguaçu vacinará idosos com 60 anos ou mais contra Covid a partir de sábado
Confira os grupos e as datas da vacinação contra a COVID-19:
Segunda-feira (10/05) – Síndrome de Down e transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea, de 18 a 59 anos
Terça-feira (11/05) – Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades, maiores de 18 anos
Quarta-feira (12/05) – Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades, maiores de 18 anos
Quinta-feira (13/05) – Pessoas contempladas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 18 a 59 anos
Sexta-feira (14/05) – Remanescentes (pessoas dos grupos descritos acima que não puderam comparecer nas datas anteriores)
A aplicação dos imunizantes para esses grupos será realizada na Policlínica Municipal, localizada na Rua Vereador Emídio Amorim Veríssimo, 114, bairro Praia João Rosa. O horário será das 8h às 18h.
Em virtude disso, estarão suspensas na Policlínica a vacinação de rotina, tornando o local momentaneamente apenas ponto de vacinação contra a COVID-19. Portanto, os demais usuários deverão buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência para receber vacinas de rotina e Influenza (Gripe).
A UBS Fundos manterá a sala de vacina aberta para vacinação de rotina e Influenza até às 19h, podendo ser procurada por qualquer munícipe de Biguaçu após as 16h30.
Cadastro
Para organização das doses e levantamento das comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde solicita o preenchimento de um formulário eletrônico disponível no site e redes sociais da Prefeitura. O formulário é composto por questões objetivas e no final é necessário anexar comprovante da comorbidade.
Veja os comprovantes das comorbidades considerados válidos:
– Cadastros já existentes nas Unidades de Saúde ou outros serviços dos municípios que comprovem a condição de risco (comorbidade);
– Atestado/declaração médica com a indicação da condição da pessoa, contendo a descrição do CID;
– Prescrição médica ou exames ou receitas que deixem claro a condição da pessoa considerando o prazo de validade de um ano para as prescrições de medicamentos de uso não controlados.
O paciente que não conseguir preencher o formulário poderá solicitar ajuda na UBS mais próxima da residência.
As respostas dos formulários serão avaliadas e para as próximas etapas de vacinação para pessoas com comorbidades será feito o agendamento para evitar filas e aglomerações. As datas dessas fases serão divulgadas posteriormente.
Acesse o formulário:
Nesse mesmo link estão relacionadas todas as comorbidades incluídas para a vacinação.