Da Assessoria – O município de Biguaçu participou na tarde dessa segunda-feira (9) de uma visita técnica realizada pela Autopista Litoral Sul às obras do Contorno Viário que está sendo construído em Biguaçu, São José e Palhoça. O evento reuniu prefeitos e vice-prefeitos das cidades além de vereadores e outras autoridades.
O objetivo do anel viário é desviar o tráfego de longa distância, que hoje passa pela BR-101. São 50 quilômetros de obras, sendo 34 em andamento, equivalente a 70%. Em São José, já há trechos do anel prontos. Em Biguaçu está inserido o maior trecho do contorno, que cortará importantes estradas e rodovias. O anel viário contará com duas faixas de rolamento com acostamento e ainda serão instaladas 26 pontos e viadutos, além de três túneis.
“É de suma importância o anel para Biguaçu. Vai ajudar no crescimento da cidade além de desafogar o trânsito da BR-101”, disse o prefeito Ramon Wollinger.
Segundo a Autopista, até o momento já foram investidos mais R$ 915 milhões nas obras que contam com mais de mil funcionários. Os representantes da concessionária na visita foram o diretor superintendente em Santa Catarina, André Bianchi e pelo superintendente de investimentos, Marcelo Módolo.
As obras ainda não começaram em 15 km, concentrados no trecho norte, na conexão com a BR-101, o tronco da BR-282 e o trecho sul, no município de Palhoça. No município vizinho, o fato deve-se a alterações que foram feitas no projeto inicial, fazendo com o que o anel passasse por regiões ambientais mais sensíveis e obrigando a concessionária a construir três túneis na região.
Estiveram presentes na visita o vice-prefeito, Vilson Norberto Alves, a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, o secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Luan de Souza Pereira, o vereador Douglas Borba e vereadores da região.
—